Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Imagens VETOR e BITMAP: Características e Diferenças

A produção de produtos Personalizados esta diretamente ligada as imagens, convivemos todo o tempo com elas, então quais as características e aplicações de cada formato.

Temos duas categorias distintas de imagens: VETORES e BITMAP


Tipicamente, as imagens BITMAP são imagens fotográficas, e as imagens VETORIAIS são desenhos técnicos de engenharia. O que diferencia basicamente estes formatos é que os Bitmaps são formado por uma sucessão de Pixel (palavra formada pelas inicias de PI=picture EL=element, sendo o X com complemento), enquanto os vetores são traços formados por equações matemáticas. 

A imagem abaixo representa inicialmente duas imagens (vetor e bitmap), que após sofrerem ampliação, o vetor mantém as mesmas características e o bitmap sofre uma 'pixelisação', com perda significativa de qualidade.

Para tratamento de imagens vetoriais os softwares mais conhecidos são o CorelDraw e Ilustrator, e para bitmaps Photoshop e CorelPhotoPaint:


tela capturada PhotoShop
Tela Capturada CorelDraw





Os vetores são mais ágeis e versáteis para desenhos, textos e montagens, já os editores de imagens oferecem muitas possibilidades de ajustes de tonalidade, efeitos e retoques. O caminho que vem sendo trilhado  pelos grandes produtores de software de edição é uma 'mistura' destes dois conceitos, tornando os vetores e bitmaps grandes irmãos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário