Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 12 de março de 2011

Como desentupir cabeças de impressão Epson? Mitos e Soluções.

As falhas de impressão nas impressoras Epson são freqüentemente associadas a entupimentos nos micro orifícios dos cabeçotes de impressão, mas nem sempre eles estão obstruídos. 

Estas falhas podem ser causadas por diversos motivos. Vamos enumerar várias destas possibilidades em particular associadas ao uso do sistema de alimentação contínuo de tintas (Bulk Ink), que é o nosso caso, uma vez que com a utilização de cartuchos originais estas falhas de impressão são quase que inexistentes.


Vamos relacionar abaixo as hipóteses relacionadas as falhas de impressão e depois apresentar as soluções:

1)    Ausência de tintas nos cartuchos
2)    Respiro dos reservatórios de tintas tampados
3)    Regulador de pressão desbalanceado
4)    Reservatórios do Bulk Ink posicionados na altura incorreta
5)    Tintas de má qualidade
6)    Mangueiras estranguladas
7)    Obstrução dos orifícios do cabeçote de impressão pelo ressecamento de tinta
8)    Entupimento dos orifícios do cabeçote de impressão
9)    Desvio de Jatos
10) Impressão de grandes volumes em baixa resolução
11) Falha transversal no sentido da impressão 
12) Defeito na bomba peristáltica
13) Cartucho com defeito 
14) Micro Bolhas de Ar
15) Defeito na Cabeça de impressão





Uma breve explicação sobre o funcionamento e limpeza das cabeças de impressão Epson se faz necessário para melhor entendimento do processo.

As cabeças Epson utilizam o processo de injeção de tintas por atuadores Piezelétrico. Os piezoeletricos são micro palhetas que vibram em freqüências altíssimas e assim “empurram” as tintas pelos bicos injetores (veja vídeo). Para limpeza das cabeças a própria impressora já vem dotada de com uma bomba peristáltica de alto poder de sucção, que tem a função de “puxar” a tinta dos cartuchos enchendo todos os canais internos da cabeça de impressão eliminado o ar e as micro bolhas que por ventura estão impedindo a tinta de fluir pelos capilares (micro dutos) de 70 micros de espessura. Este processo de “limpeza das cabeças” será utilizado por nós inúmeras vezes acessado diretamente pelo driver de impressão ou pelo botão da 'gotinha' no painel da impressora.

Para executar a LIMPESA DAS CABEÇAS pelo driver de impressão, acesse no menu: <arquivo> <imprimir> <propriedades>

<Manutenção> <Limpeza das Cabeças (H)>


<Limpar>


 Entre cada processo de Limpeza efetue uma verificação de jatos

NÃO EFETUE MAIS QUE 5 LIMPEZAS CONSECUTIVAS 
SE AS FALHAS PERSISTEM PROCURE IDENTIFICAR O MOTIVO PASSO A PASSO


1)    Ausência de tintas nos cartuchos:
   pode acontecer depois de muito uso que o nível de tinta dos cartuchos (B) diminua ou até acabe totalmente, então é necessário checar o nível dos cartuchos. Caso o nível esteja baixo ou o cartucho vázio, retire o tampão de borracha do cartucho (A) e encaixe o bico de uma seringa e sugue lentamente afim de encher este cartucho de tinta. (J) Folha em branco.


2)    Respiro dos reservatórios de tintas tampados: 
    os reservatórios têm duas aberturas superiores: o de maior diâmetro (F) é para ser usado no reabastecimento e deve sempre ser mantido tampado; o de menor diâmetro (E) é o do respiro do conteiner de regulagem de pressão (G) e deve estar sempre aberto. Somente feche o respiro em caso de transporte para evitar vazamento. (J) Folha em branco.


3)    Regulador de pressão desbalanceado: 
   o reservatório de tinta tem dois containers; o maior onde fica armazenado a tinta (H) e o menor que funciona como um regular de pressão (G). Este reservatório menor do respiro (G) é um sistema similar aos bebedores de água de pássaros, a tinta passa do conteiner maior para o do respiro a medida que a impressora consome a tinta, mantendo a pressão regulada. O balanceamento de pressão é muito importante para que não ocorram falhas de impressão. Não deixe destampado o container (F) pois o nível vai igualar e o regulador (G) passa a ser ineficiente. (J) Imagem apresenta riscos (falhas) no sentido do deslocamento da cabeça de impressão.

4)    Reservatórios do Bulk Ink posicionados na altura incorreta
  os cartuchos originais são dotados de uma válvula de controle e tintas extremamente bem projetada e construída (veja vídeo). É um sistema de membrana e mola que permite a passagem da tinta quando os atuadores piezelétricos começam a injetar as tintas e assim que a impressão termina esta válvula se fecha impedido que a tinta desça para a cabeça de impressão pela ação da gravidade. No caso os cartuchos usados no sistema contínuo não possuem esta válvula de membrana, então outro recurso foi usado para o controle da pressão. O principio é o controle sobre a coluna de tinta e a pressão que esta faz sobre a cabeça de impressão. É muito simples; manter o nível da tinta dos reservatórios ligeiramente abaixo da cabeça de impressão, assim a pressão da coluna de tinta sobre a cabeça e impressão é levemente negativa, ou seja a tinta tende a voltar quando não está imprimindo, não tendo o risco da tinta descer para as cabeças de impressão acarretando vazamentos pela cabeça e também falhas de impressão por "afogamento". Os atuadores piezoeletricos tem força para sugar a tinta, mas caso o nível de tinta dos reservatórios estar muito abaixo do nível da cabeça as cabeças os atuadores não terão força suficiente para puxar a tinta, também causando falhas de impressão. No caso de pressão positiva a tinta é "empurrada" para as cabeças e ocorre um “afogamento”. (J) Na folha de impressão apresentam manchas grandes de tintas.


   Se o reservatório estiver muito baixo em relação a cabeça de impressão ocorre o efeito contrário, ou seja, pressão negativa e neste caso as cabeças de impressão não tem “força” para puxar a tinta.


5)    Tintas de má qualidade:
   as tintas são soluções basicamente  compostas por: água, solventes, glicois, corante. São inúmeros os fabricantes e procedências e ai que está um dos pontos mais importantes, se não o mais importante nas recargas em geral. Uma tinta de boa qualidade tem que ter ser produzida com: água deionizada, corantes desalinizados, viscosidade e PH controlados, além de padronização nas cores e química fina. Muito o que se vê no mercado não obedece com rigor as normas e padrões necessários para um produto de qualidade e isso se traduz em tintas de baixo preço que sempre tem como conseqüência damos irreparáveis nos cabeçotes. Em exemplo simples de mal funcionamento relacionado as tintas é uma propriedade dos líquidos chamado tensão superficial. As cabeças Epson tem capilares extremamente finos e as tintas só fluem por estes capilares se a tensão superficial estiver no padrão ideal. Outra característica fácil de identificar se a tinta é de boa qualidade é observar se as mangueiras estão transparentes como novas após longo uso, se as tintas mancha as mangueiras é por que foi usado solventes inapropriados e se corroeu o plástico imagina o que faz nas cabeças de impressão. Então, já sabe, use somente tintas de boa procedência.

6)    Mangueiras estranguladas: 
  caso um ou mais tubinhos da mangueira de fita estiver com algum estrangulamento as tintas ficam impedidas de fluir, neste caso siga a mangueira por toda extensão até encontrar algum destes pontos de estrangulamento e corrija a posição da mesma para que a tinta possa fluir corretamente.

7) Obstrução dos orifícios do cabeçote de impressão pelo ressecamento de tinta: 
   este ressecamente ocorre externamente e na parte inferior da cabeça de impressão e tem basicamente 2 motivos: longo período tempo sem ligar a impressora e acúmulo de resíduos por excesso de uso. Para eliminar este acumulo de resíduos é necessário colocar sobre a cabeça um feltro (que não solte fiapos) embebido em uma solução de limpeza por no mínimo 2 horas. O local para posicionar este feltro é na posição de descanso do cabeçote, no canto direito da impressora. Com a impressora desligada afaste o carro de impressão e acomode o feltro embebido com solução de limpeza na ´almofada´ de descanso do carro de impressão, desloque o carro para o canto direito novamente com o carro sobre o feltro. Deixe de 'molho' por 30 minutos, retire o feltro e processada com a limpeza de cabeça pelo drive de impressão.

8)    Entupimento dos orifícios do cabeçote de impressão: 
   a obstrução efetiva da cabeça não ocorre normalmente, pois a própria cabeça tem um filtro extremamente fino com a finalidade de reter as impurezas antes que elas cheguem nos micro dutos e orifício de saída do jato. E também não é fácil de desentupir. O ideal é recorrer a um técnico especializado, que irá retirar a cabeça e aplicar uma limpeza em numa bandeja de ultrasom. Mas vamos aqui dar as dicas de primeiros socorros. 
Será necessário:
  1. uma seringa com mangueira de silicone (B) da marca Dubro (usado em combustível de aeromodelos) - fundamental o uso desta mangueira de silicone, pois ela veda perfeitamente no pino (A) de entrada da tinta.
  2. liquido de limpeza (utilize Veja Multiuso) - Nunca use qualquer tipo de álcool ou solvente - isso vai ressecar os resíduos de tinta na cabeça e danificar permanentemente a cabeça de impressão. 
Retire os cartuchos e encaixe a mangueira de silicone (B), no pino de entrada de tinta (A), com o cuidado de estar bem vedado e injete 20 ml de liquido de limpeza lentamente, em seguida ainda com a mangueira plugada no pino faça o movimento contrário sugando e deixando a cabeça livre de qualquer liquido. Repita o processo em todas as cores.

O procedimento acima foi adquirido em anos de experiencia com impressoras com Buk Ink,  e por mais estranho que pareça o melhor liquido de limpeza é mesmo o Veja Multiuso.

9) Desvio de jatos:
  em alguns casos vemos falhas de impressão (J) que parecem falhas por entupimento de jato, mas quando fazemos a verificação de jatos vemos que nenhum jatos esta obstruído. Observamos que a "escada" que representa a sequencia dos jatos os "degraus" estão desalinhados, chamamos este desalinhamento de desvio de jatos. Este desvio é característico em tintas não apropriadas ou sujeira encrustadas na parte externa da cabeça de impressão. É aconselhado neste caso injetar liquido de limpeza e efetuando a limpeza externa da cabeça como descrito no item 8, ou colocar uma almofada em embebida com liquido de limpeza sob a cabeça de impressão quando esta estiver estacionada.

desvio de jato no magenta
 muito característico no magenta quando a tinta é de baixa qualidade
  
desvio de jato no magenta - impressão chapada
desvio de jato no ciano
desvio de jato no preto
10)    Impressão de grandes volumes em baixa resolução: 
  ao imprimir grandes volumes em baixa resolução um grande fluxo de tintas passa pelo cabeça de impressão e uma grande vazão também pode causar interrupção e falhas de impressão. Nesta caso você deve fazer a limpeza das cabeças usando o driver de impressão e em seguida retornar a imprimir em velocidade mais baixa. Para imprimir grandes volumes use sempre o modo fotográfico.

11) Falha transversal no sentido da impressão:   este tipo de falha no sentido transversal ao do movimento da cabeça de impressão é muito raro, mas pode acontecer. Esta relacionado com algum defeito ou sujeira na fita do encoder (I), que fica situado logo atrás do carro de impressão. Para solucionar use um pano com um pouco de detergente diluído e com muito cuidado limpe a fita. (J) Folha de impressão com falha transversal está alinhada com sujeira que obstrui a leitura do encoder pelo sensor do carro de impressão.


12)  Defeito na bomba peristáltica:    ao executar o processo de limpeza das cabeças uma bomba de alto poder de sucção suga a tinta para cabeça de impressão com o intuito de retirar as micro bolhas de ar dos dutos, enchendo-os de tintas. Se a bomba estiver com algum defeito o processo de limpeza não se processa de modo efetivo. Caso seu bulk ink estiver o frasco externo ,coletor de resíduos, basta observar se a tinta esta sendo lançada em grande volume. Observe também se a nenhuma mangueira do  coletor de resíduos não esta estrangulada.  No caso da tinta não estar saindo pelo dreno quando você efetua a limpeza, sua impressora deve ser encaminhada para um tecnico especializado para reparo da bomba. 

  13)  Defeito no cartucho do Bulk Ink:    Uma outra possibilidade de impedimento da impressão (J) está no fato do cartucho do bulk ink (B) estar com algum defeito. No interior deste cartucho existem válvulas de membrana que em caso defeito não permite que a tinta flua para a cabeça de impressão. Para verificar, encaixe uma seringa no cartucho e sugue e caso haja uma pressão contraria será necessário a substituição do cartucho.     


14)  Micro Bolhas de Ar na cabeça de impressão:
   O video abaixo demostra como as micro bolhas de ar promovem as falhas de impressão. Estas bolhas ar aparecem quando na instalação do bulk uma grande movimentação se dá pela sucção da tinta para encher os cartuchos. Para resolver basta aplicar a limpeza de cabeças e impressões sucessivas, mas mesmo assim se persistirem as falhas será necessário deixar a impressora 'descansar' por 12 horas, de modo que as micro bolhas dispersem naturalmente. 


15) Defeito na cabeça de impressão:
na impressão abaixo vemos a invasão de tinta entre os dutos internos da cabeça de impressão. Observe que no incio da impressão uma grande quantidade de tinta preta esta presente na cor amarela, que tende a sair pós imprimir ou fazer a limpeza das cabeças, isso significa que a cabeça de impressão condenada.    


PADRÃO IDEAL DE INSTALAÇÃO E BOM FUNCIONAMENTO
  • cartucho cheio (B)
  • tampão do cartucho vedado (A)
  • respiro aberto (E)
  • mantenha reservatório principal tampado (F)
  • container do respiro sem tinta nivelado no fundo (G)
  • base dos reservatórios posicionados ligeiramente abaixo da cabeça de impressão
  • mangueiras  bem instaladas
  • utilize somente tintas de alta qualidade e procedência
  • não utilize a impressora além dos limites estabelecidos pelo fabricante
  • mantenha a impressora livre poeira

BULK INK É UM SISTEMA DE RECARGA CONTÍNUO DE CARTUCHOS QUE TEM COMO FINALIDADE OFERECER ALTERNATIVAS DE UTILIZAÇÃO DAS IMPRESSORAS,  PROMOVER REDUÇÃO DE CUSTOS DE IMPRESSÃO E DIMINUIR A POLUIÇÃO CAUSADA NO DESCARTE DOS CARTUCHOS.

  Click aqui para ver a descrição do Bulk Ink segundo o Wikipedia


baixe este artigo em PDF 



235 comentários:

  1. Este conteudo esta perfeito, sait nota 10, otimo saite um belo cartão de visita, empresa comprometida com o cliente.

    Parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo necessito de ajuda eu fiz tudo como vc falou mas, minha impressora esta vazando tinta que quase secou o bulk link aquela esponja que levanta na cabeça de impressão esta ficando encharcada fiz todos o procedimentos e ela ainda esta imprimindo com falhas. O que vc aconselharia? Em relação as informações passadas por vc nota 10!!!

      Excluir
  2. Ricardo diz:
    Excelente, é a 1ª palavra que veio a mente, meus parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Segui todos os passos, agora minha impressora esta ok, parabens pela matéria.

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus e este site consegui resolver o problema na minha impressora foi o estrangulamento da mangueira!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lindomar , esta postagem é um experiencia de anos que compartilho como nossos amigos e clientes. Muitos acham que o simples fato de nao imprímir é 'cabeça entupida', mas isso não é verdade. Tenho alguns pontos a acrescentar nesta postagem e opnioes como a sua somente nos animam a tal feito. Nao esqueça de usar tintas de procedencia. Conte conosco.

      Excluir
  5. Parabéns que Deus ilumine quem colocou muito bem explicado e o melhor
    muito certo Parabéns vcs Só vão crescer pois a recompensa é Deus quem dá
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. conte conosco !! temos as melhores tintas do mercado - inkmixx

    ResponderExcluir
  7. vcs tem cabeçote de plotter epson pra vender??

    ResponderExcluir
  8. e no caso da tx115 eu coloquei bulk interno,o muda no procedimento acima?

    O que acontece e que em algum momento da impressão aparece manchas de tinta borrando assim as folhas...

    De iguaba

    ResponderExcluir
  9. veja o item 4 - pressão positiva - eu aconselho usar os reservatórios externo, pois são eles que 'seguram' a tinta fazendo uma pressão contraria e balanceando a pressão de sistema. Veja a ultima imagem da condição ideal. Obrigado por nos contactar e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  10. e se o cabeçote entupir tem solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ideal é procura um técnico especializado, mas existe sim uma técnica que pode ser aplicada na tentativa de desentupir , ela sera postada nos próximos dias

      Excluir
    2. minha impressora ta emtupida ela ta na garantia,mais a manutençao nao quer nem mecher,onde eu moro nao tem quem desentope ela,se eu seguir por este da manguerinha resolve o problema?

      Excluir
  11. agradeço resolvi meu problema com epson t 42wd sublimática.
    Aproveitando, gostaria de saber se transfer sublimatico as cores ficam
    opcas mesmo ou é algun problema de tinta dei esta impressora para uma afilhada
    para poder estampar camisetas e o resultado não está satisfatorio, a tinta que ela usa é gama.?

    ResponderExcluir
  12. Ola Ricardo, obrigado por estar presente em nosso blog. Para ter cores de alto contraste aconselho você usar nosso papel transfer resinado de fundo azul, pois muitas empresas vendem literalmente 'gato por lebre', sendo que o papel que eles vendem como sublimatico é apenas papel jato de tinta matte. Também o convido para experimentar nossa tinta sublimatica, e garanto excelentes resultados. Quanto a este nome 'Gama', fiz uma pesquisa e não encontrei nenhuma referencia direta do fabricante, apenas UM site que a comercializa.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde. injetei aproximadamente 5ml de veja multi uso na cabeça de impressão mais não consegui puxar o líquido de volta Oo. qual procedimento devo tomar? efetuar umas limpesas na cabeça de impressão ou arrumar um jeito de tirar esse líquido? to com essa dúvida, aguardo a ajuda de vocês. SOCORRO! rs rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola - vc usou como recomendado a mangueira de silicone de combustível de aeromodelo? caso não tenha usado o jeito é mesmo colocar os cartuchos e fazer muitas limpezas.

      Excluir
  14. Eu tenho uma TX125
    comprei um Bulk que nao tem essas 2 repartiçoes, ela antes de eu instalar fico uns 1 a 2 ou ate mais sem uso e sem os cartuchos nela, quando eu instalei nenhuma tinta saiu, nao sei se e o caso de intupimento na cabeça de impressao, pois nas mangueiras ha bolhas de ar, e na preta um imenso espaço, nao tentei ainda tirar e reparar, mais queria umas dicas suas. A tinta e Corante. Hoje testei e saiu uns borroes de preta, um cado de azul. O que pode ser. Se Quizer meu Email guilhermerichard08@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no seu caso é melhor levar para um tecnico - vc ta muito perdido - desculpe

      Excluir
  15. não tenho palavras para descrever a preocupação de certas pessoas em compartiulhar seus conhecimentos de forma clara e objetiva. Excelente conteudo, cara serio e preocupado em ajudar merece a minha postagem. Deus existe dentro destas pessoas..Abraços
    M.André

    ResponderExcluir
  16. ÓTIMO,RESOLVEU O MEU,PROBLEMA OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, gostaria de parabenizar o autor ow autores desse conteudo, tbm trabalho com bulk a alguns anos e pelo primeira vez vejo uma materia que realmente me ajudou muito, ja tive horas e dias fazendo testes , gostaria de pedir uma ajuda. Estou com um bulk aqui que o cartuchos preto so sai se eu deixar os dois reservatorios fechados quando abro a entrada de ar menor nao sai a tinta o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Rovilson, busque entender o principio basico do funcionamento e veja se os cartuchos nao estao com defeito ou se a tinta não é inadequada.

      Excluir
    2. Bom dia, li seu tutorial todinha, realmente consegui melhorar alguns detalhes, mas a tinta que usa realmente não é o problema passo o bulk pra outra impressora e funciona na hora , realmente estou com suspeitas do cartuchos, vou troca pra ver se da certo, obrigado

      Excluir
  18. PARABENS !!! Sou tecnico de info e dou manutencao em minhas impressoras. Posso dizer sem sombra de duvida que foi o melhor post que vi (em 15 anos na area) sobre bulk e limpezas. Meus parabens por gastar esse tempo (q nao deve ter sido pouco) para montar solucoes como essa para aqueles que tem menos conhecimento ou nao trabalham na area. Ideias praticas e precisas. Reforcei o que ja conhecia e aprendi um pouco mais.

    Dou a dica para colocar um post sobre "reset" da Epson. Gastei um bom tempo procurando um q funcionasse e achei um monte de picareta vendendo lixo na internet. Um programa basico com funçoes simples e que resolvem. Tenho ele se precisar e compartilho o que aprendi (se achar nescessario). Abraço e q Deus te de em dobro o que faz pelo seu proximo. Afinal, esse foi o maior mandamento deixado por Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Zirmão , agradeço e entendo sua colocação e sabemos que a generosidade é o maior dom do pai. Quanto ao reseter, nos enviamos gratuitamente para nossos clientes. tem uma postagem falando sobre isso.

      Excluir
  19. Olá, voce me recomendou um tecnico no post ali acima. Tentei resolver eu mesmo e consegui faze-la imprimir graças a voce. Mais agora tenho um outro problema. O verde sai manchado com as cores amarelo e azul, e o azul sai com linhas rosas e outras falhas. O que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente imprimir e fazer limpezas, se persistir a cabeça de impressão deverá ser trocada.

      Excluir
  20. Por favor, me tire uma dúvida, no caso do teste de impressão sair perfeito e logo em seguida a folha impressa sai toda riscada... no teste de impressão seguinte ele sai cheio de falhas! Já fiz tudo q é tipo de limpeza, a cabeça fica jateando perfeitamente, mas quando volto a imprimir o processo permanece... O que pode ser? E quando o erro de impressão fica sempre igual, mesmo depois da limpeza e mesmo a cabeça jateando bem, o erro permanece igual, a cabeça queimou??
    Desde já te agradeço, não sei mais o que fazer....

    ResponderExcluir
  21. Esse site é maravilhoso!Recentemente comprei uma epson R2000 adaptada para impressão em camisetas com tinta têxtil e ainda não consegui fazer uma impressão perfeita,problema no carrinho adaptado e agora tem um cartucho chato com problema,espero que essas dicas possam resolver o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. neste seu caso nossas dicas nao se aplicam diretamente, mas boa sorte

      Excluir
  22. Instalei o bulk ink na epson tx 125 e só imprimi em azul, o que fazer?

    ResponderExcluir
  23. sempre siga o passo a passo acima e no seu caso o mais provavel é pouca tinta no cartucho (1) ou micro bolas de ar (14). Não esqueça de manter o nivel de tinta do controlador de pressão na parte de baixo dos reservatórios.

    ResponderExcluir
  24. Socorro, minha impressora não imprime o azulk de jetio nenhum, é uma epson t25. Já tentei limpar pelo drive, mais nada certo. Reparei que os niveis de tita dos dois compartimentos do cartucho azul estáo no mesmo nivel. Como proceder.
    Agradeço antecipadamente a ajuda e a postagem, perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. use sempre tinta de qualidade. para manter o nivel abra a tampa do reservatorio maior injete ar com uma seringa no reservatorio menor e tampe a reservatorio maior. nao esqueça que o respiro deve ficar aberto

      Excluir
  25. Fantástico! Um dos melhor posts da internet sobre este assunto parabéns!

    ResponderExcluir
  26. MUITO OBRIGADO MEU AMIGO OLHA DE TODA ANET AS SUA ESPRICAÇÃO SEM DUVIDAS FOI NOTA 10000000000000000000000000000000000000000000000000 MUITO OBRIGADO OLHA SO PESOAU E O RESET

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conte conosco - disponibilizamos o reset para nossos clientes

      Excluir
  27. Adquiri uma Epson t25 com Bulk para poucas impressões dia e suas informações foram muito úteis. PROFISSIONAL É ISSO AI. EXPLICA SEM MEDO DE CONCORRENCIA, ESTE É O PROFISSIONAL QUE SE GARANTE. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Manuela , até agora foi o maior elogio que recebi , muito agradecido e conte conosco. Muita gente nao gosta de partilhar conhecimento, mas a generosidade é um dom que Dues nos deu.

      Excluir
  28. Olá, primeiramente gostaria de parabenizar o excelente post. Gostaria se saber qual é o modelo do tubo de combustível RUBRO para fazer a limpeza das cabeças das EPSON. Consultando um site, vi que existem os diâmetros:
    Dubro Mangueira de Silicone 2' (222) - Fuel Tubing
    Dubro Mangueira de silicone 5/32" (553) - Glow
    Dubro Mangueira de Silicone para combustivel Glow 2" pequeno (221) - Fuel Tubing
    Dubro Mangueira de Silicone para combustivel Glow 2' Grande (223) - Fuel Tubing

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. use : Dubro Mangueira de Silicone 2' (222) - Fuel Tubing - diametro interno do tubo de 2,5 mm

      Excluir
  29. parabens, muito bom este post, nunca consegui encontrar nada igual na internet que descrevesse tão detalhadamente os possíveis problemas em impressora epson com bulk, obrigado

    ResponderExcluir
  30. Não sei o que eu faço, coloquei o Bulk na Minha EPSON TX 430W levei para o cara instalar, dai imprimiu tudo tranquilo, só que agora esta dando obstrução de papel sendo que não tem papel obstruído, ele não puxa o papel. O que fazer agora? O meu bulk é o de 4 cores. Parece que a impressora esta travada, ela manda desligar e desobstruir o papel, faço isso e não acontece nada. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. neste caso é melhor levar para manutenção ou para pessoa que instalou

      Excluir
  31. Tenho uma epson tx135, ela foi para a assistência e fiquei cerca de 1 mês e meio sem o bulk ink. Quando a impressora voltou, fui retirar o ar da mangueira, mas o ar não sai. Quando eu puxo com a seringa ela fica no vácuo. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sao 3 hipoteses: magueira obstruida, respiro tampado ou cartucho danificado. Cuide tb para encaixar em a seringa na hora de sugar.

      Excluir
  32. olá! bom dia! cara ja estou a dois dias mexendo e procurando ajuda na net> A minha TX 115 epson ,só acusa a gotinha vermelha acesa, indica que não reconhece os cartuchos, primeiro deu um erro geral, depois sumiu essa opção e ficou esta "não reconhece os cartuchos" como devo proceder?tenho varias atividades escolares p imprimir e estou amarrada, minha cidade é pequena não tem ninguem que mexe com sistema bulk e nem conhecem, me ajuda por favor. oh! reset já fiz varias vezesnão resolve, aquele de apertar os 3 seg.já desistanlei a impressora , instalei de novo e nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Gean, provavelmente seu chip dos cartuchos `pifou` e voce deve procurar o seu fornecedor para providenciar a troca da peça. Seu caso é de assistencia tecnica especializada.

      Excluir
  33. Meu amigo, excelente aula. Realmente não tenho palavras para descrever como foi de tão grande ajuda essa sua explanação do tema. Meus Parabéns e meu Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Prezado Amigo! Encontrar este tutorial foi uma dádiva, pois já esta ficando maluco com minha impressora cx5900. Executei tudo conforme o tutorial e pimba!!! Funcionou direitinho, ficou ótima. Parabéns meu amigo! que tudo de bom lhe venha. Abraços.

    ResponderExcluir
  35. minha impressora é uma tx135, a cor preta está imprimindo com falhas, só imprime bem no modo de foto, até a xerox sai riscada, esses procedimentos podem me ajudar ou o problema está na impressora? desde já agradeço e, parabéns pela postagem. abraços.

    ResponderExcluir
  36. Ola, Jandir.. no seu caso o mais provável é desvio de jato ou entupimento de algum jato. Os procedimentos são os mesmos.

    ResponderExcluir
  37. Olá,

    Não sei mais o que fazer, já tentei todos os procedimentos: limpei os bicos injetores um a um, fiz inúmeras limpezas da cabeça de impressão pelo computador, verifiquei se a mangueira não estava estrangulada, verifiquei o nível do reservatório do Bulk, as mangueiras não estão com ar, imprimo em alta resolução, a tinta é de boa qualidade, o respiro está aberto... Até troquei o bulk, comprei um novinho e reinstalei.
    E A IMPRESSÃO DE FOTOS DA MINHA EPSON T50 NÃO PARA DE SAIR COM LISTRAS VERTICAIS, ANTES A IMPRESSÃO DELA ERA PERFEITA. A IMPRESSOR NÃO TEM NEM 1 ANO. POR FAVOR, ME DE UMA LUZ, O QUE FAÇO? TRABALHO COM A IMPRESSORA. OBRIGADA




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor levar a uma assistência especializada e providenciar a troca de cabeça de impressão.

      Excluir
  38. Cara parabens pela materia! Estou com uma Duvida, estou usando a impressora T1110 Epson com bulk tinta sublimatica. acabei deixando a tinta azul zerar no reservatório quando vi ja era tarde. completei com a tinta fiz algumas limpezas mas ai ela começou apresentar problemas na impressao. Ela perdeu a precisão. Ex. uma bola preta dentro de um quadrado amarelo. a bola preta fica com uma sombra preta, como se fosse um poeira de tinta. ja fiz o alinhamento, limpeza pelo software mas ainda continua apresentando este problema. o que poderia ser?
    grande abraço
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é de certo modo comum acontecer. Veja o item 1 onde damos a dica de verificar o nível de tinta do cartucho, pois se ele está vazio não adianta o reservatório estar cheio por que não vai puxar a tinta. Para solucionar vc deve 'puxar' a tinta para o cartucho usando uma seringa.

      Excluir
  39. Imfurmaçoes muito uteis!
    Obrigado, desejo sucesso a ink mixx.

    ResponderExcluir
  40. Olá tenho uma epson tx115 com cartuchos recarregáveis,acontece que quando a desligo ela perde a configuração e da falta de tinta,então abro o programa e faço o procedimento de troca de cartuchos e ela volta a reconhecer e imprimir normalmente,só não posso desliga la e ela da falta de tinta. Você tem alguma dica? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta é uma peculiaridade do chip de sua impressora, então deixe ela sempre ligada, pois isso não prejudica a impressora

      Excluir
  41. Tenho uma Epson T50 imprimindo com faixas horizontais. O utilitário dela só oferece alinhamento vertical e esse está certo, como também parece correta a pressão, mas o vermelho sai laranjado, o azul sai mais escuro, o preto e o amarelo estão bem, mas em todas as cores há faixas, quase todas brancas, e em posições diferentes, cfe a cor. Seria entupimento ou é algo mais sério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se as cores nao correspondem provavelmente a tinta não é de boa qualidade... o mais provavel nas faixas é o desvio de jato

      Excluir
  42. Outra coisa: utilizo cartuchos recarregáveis e não bulk ink.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não recomendamos o uso somente dos cartuchos, pois eles nao tem a membrana reguladora de pressão presente nos cartuchos originais, isso faz com que haja uma pressão devido a coluna de tinta do cartucho. O bulk tem um regulador de pressão justamente para fazer uma leve pressão negativa para compensar a ausencia desta membrana.

      Excluir
  43. muito bom.... parabéns conseguimos limpar...

    ResponderExcluir
  44. Olá boa noite, tenho uma impressora Epson 1110 e utilizo o sistema bul ink com tinta sublimática, o que ocorre é que mando 30 impressão por exemplo e sai falhado uma de boa qualidade e outra de má qualidade. Outra duvida é que em algumas folhas vem borrado com a tinta, como faço neste dois casos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o item 4 e siga o passo a passo. Pode ser excesso de tinta e pressão demais. Mantenha o nivel do regulador de pressão um pouco abaixo do nivel da cabeça de impressão

      Excluir
  45. Formidável suas dicas!!!
    Sem querer abusar mais vc saberia como podemos retirar a tinta que e jogada
    de forma proposital no fundo de toda impressora a minha e uma epson t1110
    e estar inundada na base mesmo eu usando o dispenser!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... no caso tem que desmontar a impressora e isso é recomendado um tecnico especializado. Você também deve providenciar a instalação do reservatório de resíduos. Para isso é necessario remover a lateral do lado da cabeça de impressão.

      Excluir
  46. Olá, não sei se serve mas tenho uma Epson t1110 e ela não reconhece os cartuchos "mesmo os originais" quando a ligo e mando uma impressão aparece a mensagem "os cartuchos não são reconhecidos" saberia me dizer se isso é algum problema nas cabeças de impressão ou só entupimento mesmo? Penso eu que se fosse entupimento ela ainda reconheceria os cartuchos mas não imprimiria certo?

    Desde Já Sou muito grato.

    ResponderExcluir
  47. amigo tenho uma impressora epson t 33 com bukin que comprei ate com voceis anos atras mutio bom produto e voceis estao de parabens por toda explocacao. mas agora depois de muits impressoes feitas ela a impresora comersou a borrar a folha tipo assim voce faz um quadrado ou escreve palavras com o modelo de letras grossas e ai ela faz uma sombra nas letras ou seja borrando, como faco para resolver isso. aguardo retorno meu e-mail é omnm@ig.com.br
    mais uma vez parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo...é dificil por esta via lhe dar um diagnostico, uma tentativa seria você mandar uma foto para nosso email, mas acredito que seja uma questão para tecnico especializado. Tente lubrificar o trilho por onde corre o carro de impressão. Obrigado

      Excluir
    2. ola ... te garanto que as tintas da Inkmixx são excelentes - temos muitos anos de experiencia e não temos reclamações - indico uma revenda tradicional em fornecimento de peças e assistência - procure por IOTEC

      Excluir
  48. Caríssimos amigos da inkmixx, boa tarde. A minha Epson TX135 parou de imprimir as cores AMARELO e MAGENTA. Entrei em contato com o suporte da empresa que comprei e eles me disseram que eu teria que aplicar uma solução de limpeza para desobstruir a cabeça de impressão. Mas sou novato no assunto e gostaria de um esclarecimento, se for possível. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... esta postagem foi criada justamente com a intenção de auxiliar as pessoas a fazerem suas experiencias e conhecerem melhor como proceder com bulk ink - veja o passo a passo que a chance de voce resolver seu problema é grande.

      Excluir
  49. Boa tarde.

    Na semana passada dei uma grande pesquisada em como solucionar o problema que está ocorrendo no Bulk Ink de uma Epson TX115 que tenho em casa. O problema é o seguinte, o Bulk Ink funcionou perfeitamente por uns 4 meses, após este tempo a impressora foi pouco utilizada, depois disso a impressão começou a sair falhada, levei a um técnico que me disse que a cabeça de impressão estava entupida e que não havia concerto. Não concordando com o diagnóstico resolvi dar uma pesquisada. Fui instruído a retirar o ar dar mangueiras, pois poderia ser este o problema, mas o processo não gerou resultados, continua saindo falhada.
    Agora tentarei desentupir os bicos com veja, creio que valha a pena tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok.. siga nosso passo a passo que resolve 95 % dos casos. obrigado

      Excluir
  50. Depois de muita pesquisa cheguei até este tutorial.Minha Epson L200 estava imprimindo com litras amareladas.Eu já havia feito muita coisa para resolver o problema e nada de solução após seguir este tutorial rapidamente solucionei o problema.
    Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.Parabens pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  51. Amigos da Inkmixx, eu passei por um problema diferente. Eu pensava que a cabeça de impressão da minha TX135 estava obstruída, mas o que o ocorreu na realidade, era que havia ar dentro dos cartuchos do bulkink. Puxei todo o ar dos cartuchos entupidos com uma seringa, até puxar somente tinta, repondo em seguida nos reservatórios. Quando fui testar a impressão, voilá! Deu certinho. Acredito que os bicos estavam ressecados também, pois deixei os cartuchos de repouso sobre um feltro umedecido com multiuso. Sou leigo no assunto, mas essas tentativas resolveram o meu problema.

    ResponderExcluir
  52. Olá amigo

    Tenho uma epsom t33
    Problema dela: só imprime azul, tds as tinats estão cheias, uso bulk ink, é tinta pigmentada.

    Não consigo tirar o cartucho dela, tem como me mostrar como tirar ela ?


    Outra coisa: qnd as luzes de tinta e papel piscam juntas, oque fazer ?

    Sou web designer, se precisar de ajuda, só falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no seu caso é melhor encaminhar para um técnico especializado. agradeço a oferta de ajuda.

      Excluir
  53. Olá Amigo,
    Primeiro preciso agradecer pelo blog e pela disposição em ajudar, pois mesmo ainda não tendo resolvido meu problema, já entendo muito mais como o processo funciona. Preciso da sua ajuda, tenho uma T50 comprada a dois meses, com bulk e tinta original (da L800). Já Imprimi muito (com excelente qualidade desde a compra pelo menos uns 1000 a4 + uns 300DVDs, sempre qualidade fotográfica máxima). Aparentemente é desbalanceamento do regulador de pressão, e o problema é evidente na impressão de DVD e com falhas principalmente no início e final da impressão, apesar dela ficar sempre "riscadinha". E também não consigo "zerar" o magenta na verificação dos jatos, sempre ficam uns 6 ou 8 buracos. Como acerto a pressão? O problema dos jatos falhados tem ligação com a pressão?
    Obrigado pela atenção
    Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá... neste seu caso estas regras acima não se aplicam, pois o sistema das epson com bulk tem um funcionamento diferente. Sendo tudo original aconselho voce a procurar a assistencia tecnica autorizada epson.

      Excluir
    2. Meu bulk não é original, só as tintas são originais. Por isso a preocupação, pois perdi a garantia quando instalei o bulk. Obrigado

      Excluir
    3. isso é muito interessante, usar tinta original na Epson

      Excluir
  54. A minha multifuncional Epson L200 não está imprimindo a cor amarela. As cores das impressões estão sendo alteradas por causa disso. Ela estava funcionando perfeitamente. Passei uma semana sem usá-la (sem imprimir nada) e agora está com esse problema. Já fiz os procedimentos de limpeza do cabeçote e os outros lá no item manutenção da Multifuncional. O que pode ser isso? o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como se trata de uma maquina com bulk original , as regras acima não validas. Aconselho você a procurar uma assistência técnica autorizada.

      Excluir
  55. Simplesmente resolveu meu problema, era sujeira na parte externa da cabeça de impressão,segui o passo 7 e resolveu um problema que achava sem solução ja tinha feito varias limpezas e nada, agradeço esse post, valeu pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  56. Excelente tópico, já procurei muita coisa, algumas ajudaram, outras não, mas este aqui é simplesmente fantástico.
    Porém, ainda tenho um probleminha, que faz dias que estou pesquisando e não consigo achar uma solução. Sempre que preciso fazer a limpeza das cabeças pelo sotfware da epson, ele limpa todas, e na maioria das vezes o problema (no meu caso) é com a tinta azul. Duas ou três limpezas e tudo resolvido, mas eu "jogo" todas as outras tintas fora no processo sem necessidade.
    Saberiam dizer se existe algum software que faça a limpeza em cabeças separadamente?
    PS: encontrei vários, mas nenhum deles servia para a EPSON Stylus T25.

    Cumprimentos, e parabéns pelo trabalho fantástico que fazem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Douglas... agradecemos seu contato e tanto a questao da limpeza, no caso das Epson a limpeza nao se dar por software e sim por uma potente bomba peristaltica ligada ao eixo principal que puxa o papel, observe que ao solicitar a limpeza este eixo gira ao contrario, neste momento ele aciona a bomba atravez de uma catraca e assim suga a tinta. Este processo tem a finalidade de encher a cabeça de tinta eliminando todo o ar ou microbolhas presente na tinta.

      Excluir
  57. Kra ja tinha desistido da minha epson. segui o passo a passo e resolvi o problema. so tenho a agradecer essas dicas. e o problema era bem mais simples doque ja tinham falado. vlw

    ResponderExcluir
  58. Artigo muito bom e esclarecedor. Obrigado!

    ResponderExcluir
  59. imprimo foto na tx125 com cartuchos recarregaveis e sai falhas faço limpeza melhora mas no dia segunte volta de novo,o que pode ser.

    mauro-sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não aconselhamos os cartuchos recarregáveis por este motivo, eles são instáveis. No item 3 e 4 explicamos isto , no caso do cartucho recarregável a coluna de tinta faz pressão nao cabeça de impressão e quando vc usa o bulk nivelado a pressão contraria balanceia a pressão.

      Excluir
  60. O reservatório do meu bulk esta com os níveis de tinta igualados (pressão positiva), o que devo fazer para corrigir isso ?

    e Parabéns pela explicação, de longe a melhor que já encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mantenha tampado os reservatorios e aberto o respiro , use normalmente que ele se auto regula

      Excluir
  61. parabens pelo tutorial
    atinta nao vai de jeito nenhum para o ladp menor do furo
    sera que tenho que levantar mais ainda a impressora

    ResponderExcluir
  62. ola ink pode me ajuda cor yellow e azul da minha impressora nao que sair pode me ajuda?? se tive que faze limpeza pode me ajuda? minha impressora e tx115 com bulk de 4 cores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siga o passo a passo acima, se nao obtiver resultado terá que levar sua impressora a um tecnico especializado.

      Excluir
  63. Boa tarde, eu tenho uma epson r1800, e as cabeças de impressão estão intupidas tbem, ja tente seu procedimento e não adiantou, quais as outras saídas que eu teria, ou onde eu conseguiria comprar a cabeça nova?, abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. neste caso voce tem que recorrer a uma assistencia técnica especializada

      Excluir
  64. TENHO UMA EPSON ARTISAN 725
    TA TUDO ENTUPIDO,COO FAÇO?
    USO O BULK

    ResponderExcluir
  65. Boa Noite!!! Parabéns pelo site! Muito esclarecedor! No entanto nao vejo mencionado um problema que minha EPSON T1110 tinta pigmentada vem apresentando... As verificações de jato estão sempre constando como OK, sem desvios nem falhas, as impressões não possuem riscos nem verticais e nem horizontais, no entando, em em partes chapadas da impressão (principalmente no preto) ficam algumas falhas tipo areia ou pequenos ciscos. Isto é mérito da "qualidade" das tintas? O que posso fazer para melhorar isto?
    Desde já agradeço
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu caso é peculiar e somente vendo a impressão e de posse de mais informações como: tipo de papel, marca da tinta, etc.. poderemos opnar pela solução.

      Excluir
  66. Boa Noite!!! Muito obrigado e parabéns pelo site, muito esclarecedor. No entanto nao encontro um problema que minha EPSON T1110 com tinta pigmentada vem apresentando... as verificações de jato estão todas OK, e a impressão sem 'riscos' verticais nem horizontais.... no entanto, reparando nas partes chapadas em preto e magenta percebem-se falhas como que "poeiras"... pequenos ciscos tipo grão de areia..... seria mérito da "qualidade" das tintas utilizadas ou tem algo a ver com a cabeça? O que posso fazer?
    Desde já agradeço
    Abraço

    ResponderExcluir
  67. entendo.....existe algum e-mail para q eu possa enviar uma imagem escaneada? as falhas são visíveis em qualquer tipo de papel desde o sulfite comum ao glossy principalmente se vistas contra a luz, variando conforme a qualidade (de impressão e papel), mas mesmo assim visíveis... parecem pequeninissimos grãos. A marca da tinta não consigo te informar, no rótulo não diz nada, acho q é "Tipo Net".... talvez seja esta a causa dos meus problemas....
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entre no site da inkmixx e veja o email - obrigado

      Excluir
  68. só tenho uma coisa a dizer: PQP, salvou meu dia, meu reservatório de tintar estava acima da impressora, fazendo borrar todo papel, valeu mesmo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma l200 com bulk externo e as impressões de uma hora pra outra estão saindo distorcidas. Uma linha reta sai como se fosse uma onda. Preciso de ajuda.

      Excluir
    2. neste caso voce deve levar a uma assistencia tecnica da propria epson

      Excluir
  69. Boa tarde!
    Estou com problemas na minha Epson, gostaria de te enviar por e-mail imagens scaneadas do problema de impressão. Você tem um e-mail para receber as imagens?
    No aguardo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  70. Tenho uma duvida, sobre copias nas multifuncionais, no caso de ter o bulk instalado é normal imprimir falhado, ouvi dizer que ,na TX 115,135 por exemplo,quando tira copia pela impressora falha mesmo , e na impressao pelo computador vai normal?!

    Grato e parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o 'normal' é imprimir sem falhas. veja o passo a passo acima e coloque sua maquina para funcionar. tintas de boa qualidade sao fundamentais.

      Excluir
  71. minha impressora epson TX525 é nova e não está saindo nada de tinta ciano, as outras estão normais, eu uso bulk, o que seria isso? seria bolhas de ar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. p sr deve acompanhar o passo a passo, checando item a item. Obrigado

      Excluir
  72. Realmente muito bom o seu trabalho!!!!
    Acabamos de adquirir uma Epson TX125 e pretendemos trabalhar com tinta para sublimação. Que dicas vc nos daria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. basicamente comprar tintas de qualidade de fornecedores confiaveis .. no caso a nossa é nota 10

      Excluir
  73. Belo trabalho o de vocês. Eu comprei uma multifuncional Epson TX133 na semana passada, mas usada, de 2ª mão. Comprei um bulk ink e tintas. Instalei a impressora toda correta no PC, e eu não tive dificuldades para instalar o bulk ink e colocar a tinta nele. Mas penei um pouco para ligar a impressora, pois eu não sabia que quando ligava tinha que apertar o botão reset, para ao final a impressora reconhecer a tinta do cartucho. Bem, as cabeças de impressão estavam entupidas (amarela e magenta) e só estava imprimindo a cyano e preta. Mas agora acho que resolvi o problema e já está imprimindo nas cores amarela e vermelha. Só que a primeira impressão, saiu um borrado gigantesco de cor preta, inclusive vazou tinta preta um pouco dentro da impressora, próximo da bandeja. Pensei até que eu tinha pressionado o bulk ink com muita força nos cabeçotes e então retirei e coloquei devagar, e religuei a impressora. É normal isso nas primeiras impressões? Essas manchas e falhas com as cores das tintas? E se o problema continuar, na hora da impressão, o que fazer? Imprimi outro desenho e desta vez, saiu sem borrado nenhum, mas o preto do desenho na verdade apareceu com a cor azul. Porque isso acontece? Desculpe se fui um pouco extenso, mas peço que me auxiliem com alguma dica. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez falte estabilizar a pressão. deixe a maquina `descansar` por algumas horas e depois faça a limpeza das cabeças. tb nivele as tintas do reservatorio externo

      Excluir
  74. Olá, parabéns pelas dicas!!! Muito boas!!
    Gostaria de uma ajuda: tenho uma impressora epson t33 e uso tinta de excelente qualidade. Mas está saindo na impressão um risco preto pontilhado na vertical. E toda vez que faço alguma sublimação, aparece o risco preto no produto. Vc saberia dizer o que pode ser? Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seria um risco ou um pontilhado? se for pontilhado, isso acontece por que o papel sublimatico nao absorve a tinta e pequenas engrenagens fazem umas 'pegadinhas' de formiga. Neste caso voce deve configurar a impressão para despejar menos tinta.

      Excluir
  75. Boa tarde!
    Primeiramente gostaria de parabenizar vcs pelo exceleten trabalho!
    E preciso de ajuda tbem...
    Comprei recentemente uma Epson L800 que já vem com o sistema de tinta contínuo de fábrica.
    Desde o começo ela está falhando.Na maioria das vezes o que acontece é o seguinte:
    A impressão fica tudo no tom majenta. Realizo várias ''limpeza das cabeças'' e até mesmo a ''limpeza potente'' e continua com o mesmo problema ou as vezes piora (Não imprime cor nenhuma). Deixo a impressora desligada até o outro dia e daí ela imprime perfeitamente. Após umas cópias, ela começa novamente com o tom magenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola ... no caso das impressoras originais com bulk as regras acima nao se aplicam, mas veja se a chave de aberto de tinta esta aberta, e também aguarde a estabilização do sistema, caso nao de certo melhor entrar em contato com a assistência técnica autorizada.

      Excluir
  76. Olá! Primeiramente, quero parabenizar este post e dizer que até compraria tintas de você pela competência na área. Comprei tintas de um usuário no mercadolivre. Kit de 2 litros por 69 reais. coloridas + preta. frete grátis. Aparentemente, bom negócio. Engano meu! As tintas são um lixo. Deu problema no meu magenta e achei que era o cartucho. comprei outro. Deu problema novamente depois que a tinta original acabou. Achei de novo que eu tinha feito errado e comprei outro (pela terceira vez!). Li seu blog e justamente o magenta da erro. Lendo o post vi que as minhas mangueiras estão todas tingidas! Tinge na hora! Esta tinta é um lixo mesmo... acabou com 3 cartuchos meus. DÚVIDA: Posso completar o magenta com tintas inktek (consideradas boas)? ou meu cartucho já entupiu e já era? Por favor, aguardo retorno e compro tintas e você se tiver aí. cartucho HP 75.

    ResponderExcluir
  77. sim... tinta baratas tem que desconfiar, e se tingem as mangueiras significam que tem muito solvente e isso não é bom. No caso só trabalhamos com tintas e cartuchos para Epson

    ResponderExcluir
  78. Ok. Fiz o que vocês me disseram. E agora não aparece mancha nenhuma, e as cores saem excelentes no papel. Também fiz a limpeza das cabeças de impressão e deixei a impressora "descansar" algum tempo antes de ligá-la de novo e testar. Agora está tudo ok.
    Se não for muito incômodo, tenho só mais uma dúvida: Quando eu abro um arquivo gráfico, um desenho e o visualizo, clico em imprimir, mas na minha antiga multifuncional que era uma HP, aparecia as opções FOTO DE PÁGINA INTEIRA - 13 X 18 cm. (2 imagens na folha) - 20 x 25 cm (1 imagem)- 10 x 15 (2 imagens na folha) - 9 x 13 cm (4 imagens) - CARTEIRA (9 imagens) - FOLHA DE CONTATOS (35 imagens)
    Mas nesta multifuncional EPSON TX133 que estou utilizando, estas opções para impressão não aparecem. A única coisa que tem de opção é "FOTO DE PÁGINA INTEIRA", ou seja, só uma forma de imprimir. Sabem como eu resolvo isso, para imprimir nas demais formas? Tenho que baixar algum programa específico ou não? Pois no CD de instalação da minha impressora, acho que não veio nada mais além..
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vá em propriedades de impressão e configure o formato de papel

      Excluir
  79. Oi. Eu entrei em contato com vocês e deixei um dia inteiro o cartucho embebido no Veja multiuso. A cabeça voltou a funcionar sem riscos no magenta!!! provavelmente essa tinta é um lixo. Percebo que se eu jogo um pouco na pia, há uns pontinhos mais sólidos que ficam soltando corante enquanto eu lavo a pia... é isso que entope a cabeça por dentro? Por isso a tinta baseada em corante é melhor? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola.. no caso a corante não é melhor que a pigmenta e nem vice versa, o que importa é a procedência, ou seja, a qualidade do fabricante.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  80. Boa tarde. primeiro gostaria de parabenizar pelo blog, suas dicas são ótimas tanto para iniciantes quanto para usuários com mas experiencias.
    comprei um tx 133 de segunda mão, a mesma veio com cartuchos recarregáveis. logo nos primeiros dias de uso a tinta preta não saia como devia. fiz tudo o que se pode imaginar, limpeza com veja fiz umas 5 vezes, na hora ficava boa, porem algumas horas depois ja estava falhando( linhas brancas na horizontal). por fim li aqui no blog que alguém colocou veja dentro dos cartuchos e mandou imprimir e fazer limpeza.
    foi o que fiz a minha esta com 30% de tinta com 70% de veja em todas as cores, está ótima perfeita.
    será que pode dar problema?
    ps vocês comercializam produtos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Rabelo.. nao aconselho cartuchos recarregavies, eles nao funcionam bom como o bulk, pois somente com os cartuchos nao é possivel fazer o balanço de pressão. Outro 'detalhe' muito importante e a qualidade da tinta. Temos tintas excelentes, veja em www.inkmixx.com.br

      Excluir
  81. Boa noite, minha impressora é uma epson tx125 eu tenho um reservatório onde a tinta da limpeza de cabeçote é jogada, me parece que ali só tem tinta preta, posso usar essa tinta de novo?

    Aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Renato.. esta `tinta` é um residuo da limpeza e é uma mistura de todas as cores, nao aconselhamos usar pois isso pode danificar sua impressora.

      Excluir
  82. Amigo mto bom seu post parabénssss estou pretendendo comprar a impressora l800 epson vcs vendem no site saberia me dizer se da mto problema de entopimento nas cabeças seria basicamente para imprimir dvd's abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma excelente maquina, como ve acima, entupimento em Epson é um mito, o principal é usar uma tinta de qualidade. obrigado

      Excluir
  83. Parabéns pela matéria!
    comprei uma Epson L800 e já foi para assistência técnica 4 vezes pelo mesmo problema: Ciano claro entupido. Não posso mexer pois está na garantia. Na assistência eles estão falando que o entupimento ocorre por causa da mídia de impressão. Sou leigo no assunto e queria saber se isso procede. O papel ou CD, DVD pode entupir uma cabeça de impressão? Mas só entope o ciano claro.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  84. Muito bom bem explicado. estou com problema de entupimento na minha epson tx410. Vou fazer o recomendado para ver se resolve o problema.

    ResponderExcluir
  85. Parabéns, muito bem elaborado e em uma linguagem acessível mesmo para leigos.

    Tirei uma série de dúvidas a respeito de bulks - e vi que eu estava cometendo alguns erros na utilização deste sistema -.

    Agora vou tentar usar algumas das técnicas para solucionar o meu problema, minha Epson TX120 começou a borrar a impressão, porém, somente com a tinta preta.

    Já tentei várias limpezas de cabeçote (através do próprio sistema da impressora), somente melhorou após o alinhamento (muito difícil nesta impressora), entretanto ainda borra a impressão.

    Não sei se minha tinta está "velha" - comprei o sistema há mais de 3 anos e ainda uso a mesma tinta -, mas há poucos dias não tinha problema algum com a impressora.

    Vamos ver no que vai dar, só espero não ter que comprar outra impressora.

    Um abraço e mais uma vez parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  86. Bom dia, estou com um problema na minha impressora Epson TX 235W. A impressora imprimia normalmente, sem problema algun. imprimo media de 1000 folhas mensais. uso o bulk. De um dia para cá nao sei o que passa, a impressora começa a imprimir em velocidade normal, depois de mais ou menos dez impressoes sua velocidade cai, como se tivesse pensando, para imprimir, vai, para, volta, para e assim até o final da impressao. se puder ajudar, agradeço.
    Euler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isto esta realcionado com pouca memoria , envie impressoes em de pouco em pouco para nao sobrecarregar a memoria

      Excluir
  87. Olá, Bom Dia!!! Estou pensando em usar o tal líquido S-46 que eu comprei, em cartuchos recarregáveis virgens, só para fazer a limpeza dos cabeçotes da minha EPSON R320.

    A idéia é usar os cartuchos recarregáveis somente para limpeza. As tintas devem ser de preferência original da EPSON, porque tem muita no mercado que não dá para confiar.

    Será que este é o correto??? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desconheço este procedimento e este liquido

      Excluir
  88. Olá, Boa Tarde!!! Por favor, onde encontro esta mangueira "Dubro Mangueira de Silicone 2' (222) - Fuel Tubing - diametro interno do tubo de 2,5 mm"??? Obrigado. Walter/SP

    ResponderExcluir
  89. ola minha impesora espson sempre que eu imprimo qualquqer imagem ela sai com uns ricos como posso resolver este problema Obg Desde-ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... siga o passo a passo acima eliminando todas as possibilidades, obrigado

      Excluir
  90. Muito Bom Trabalho bem explicativo !! ajudou muito

    ResponderExcluir
  91. eu gostaria de saber qual tipo de mangueira vcs colocam junto a seringa , pra o desentopimento dos cabçotes ,e qual liquido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mangueira de silicone encontrada em lojas de aeromodelismo... usado para combustivel

      Excluir
  92. Deu tudo certinho menos com o ciano...continua entupido. Tem alguma outra maneira de desentupir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aguarde o sistema estabilizar, deixe `descansar` por 12 horas

      Excluir
  93. tenho uma epson tx 115 com bulk hoje fui imprimir e saiu uma foto com falha, lendo seu artigo verifiquei que o respiro de meu bulk esta com tinta bem abaixo do outro nivel de tinta da frente, minha impressora esta com a luz vermelha como se estivesse pedindo tinta, meu bulk esta a 5 centrimetros abaixo da impressora,estava imprimindo normal,mas não sei o que fazer pode me ajudar? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Lara... não existe relação com o nivel do bulk com a luz piscando. No caso o nivel esta correto, o container do respiro deve ficar baixo mesmo. Quanto a luz, tente tirar e por os cartuchos.

      Excluir
  94. Bom dia!
    Achei sensacional o material que vcs nos forneceram, mas sou completamente leiga no assunto.Tenho uma Epson TX 300 e uso o bulk, mas a cânula do amarelo e do magenta estáo com tinta pela metade e não carrega mais o cartucho, acho que está ressecada. Como faço para puxar a tinta para que saia o ar e a tinta volte a correr de novo???...Não sei como puxo o ar da mangueira e também não sei se posso desencaixá-la do cartucho.
    Por favor me ajudem, pois já fiz tudo o que sabia...rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo seu relato, provavelmente é defeito nos cartuchos, porem aconselho levar sua maquina em um tecnico especializado ou recorrer a loja que adquiriu a impressora.

      Excluir
  95. Bom dia Sr. Ink!
    Eu posso usar tintas Sublimáticas ..na impressora que atualmente uso a tinta corante na minha T50...
    tem como retirar os "resquicios de tintas" atráves da solução de limpeza mencionado por voces..?
    Aguardo; __ Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola.. o processo de troca de tinta tem que ser realizado por tecnico especializado e nao aconselhamos usar sublimatica a t50, pois destorce muito as cores e não é de facil acesso a sublimatica light

      Excluir
  96. Bom dia amigo! Olha eu fui tirar uma folha de papel atolado na Epson T1110, e quebrei uma fita transparente que fica atrás do carro de impressão. Eu queria que vc me ajudasse me falndo Qual nome da fita, para que ela serve e se vocês tem ela para vender? ou onde encontro? Att. Gera Silk. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a fita chama ENCODER, e sem ela a maquina não funciona. você só vai achar assistências que possuem maquina de sucata.

      Excluir
  97. Antes de tudo quero parabenizar pelo site. É o mais informativo e completo sobre impressoras. Tenho uma Epson L200. De repente começou a vazar a tinta preta por baixo dela. Quando fecho a trava do tanque de tinta, com alguns minutos ela para de vazar, mas quando abro a trava para liberar a tinta para o cabeçote de impressão, ai começa a vazar em abundancia (bastante). Esse problema só está ocorrendo com a tinta preta. Que problema pode ser isso e qual seria uma solução ou um procedimento para resolver esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em especial, esta postagem esta voltada para bulk ink e nao para impressoras com sistema de tintas de fabrica, no caso o produto para parecer igual, mas é bem diferente. neste caso voce deve procurar uma assistencia tecnica para desmontar a maquina e corrigir o problema.

      Excluir
  98. ola estou aqui com um dilema.. comprei uma epson l355. Pretendo trabalhar com sublimaçao. Como ela é a mais indicada, enchi o bulk com a tinta de fabrica achando que era a adequada para transfer e vi que nao deu certo entrei em contato com os revendedores tanto do papel quanto da impressora pra saber o que havia acontecido , me informaram que o problema é que a tinta de fabrica nao era sublimatica, agora quero compra uma sublimatica INKTEC , mais li em outro local que se a impressora ja foi carregda ocm tinta nao sublimatica pode danificar colocando outra tinta. ha alguma maneira de mem ajudar... preciso com urgencia pois recebi uma encomenda e nem sei mais oq fazer.
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente nao pode misturar tintas... neste caso voce terá que recorrer a uma técnico especializado

      Excluir
  99. Parabéns pelo tutorial bem explicado!!!

    ResponderExcluir
  100. Parabéns por essas dicas tão valiosas, somente quem passa o sufoco com esses bulk inks é quem vai dar valor para vocês, gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar se vocês tem um software que reprograma a placa principal da Epson t1110 - visto que ela vem configurada como t1000 - Como faço para reconfigurar ?
    Agradeço antecipadamente e novamente Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desconhecemos software para reprogramar placa logica.

      Excluir
  101. Meus parabéns pelas dicas. bom dia - Levei minha "Epson t50" a um técnico, e ele olhou e simplesmente falou: '-As cabeças estão gastas melhor jogar fora e comprar outra'. Gostaria de saber se há como consertar as cabeças da epson t50 - Grato

    Maicon A. Feio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no caso dela estar danificada, somente trocando por uma nova

      Excluir
  102. cara ja fiz todo o procedimento de desentupir a cabeça. mas está muito entupido. e nem sai nada com a seringa. o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. neste caso voce deve encaminhar para uma assistencia tecnica especializada

      Excluir
  103. Primeiramente parabéns pelo site, simplesmente o melhor sobre o assunto!

    A dois dias instalei meu bulk numa Epson T1110 com tinta sublimática, tudo acontecei como o esperado e acreditava que estava tudo ok mas no teste de dos injetores não sai a cor preta de nenhum dos dois cartuchos, as outras cores saem normal. Já puxei novamente a tinta para ambos os cartuchos até sair na seringa, puxei tanto pela parte de baixo dos cartuchos (onde encaixo a cabeça de impressão) quanto por cima (retirando aquela borrachinha) e nada. Além disso já tentei empurrar o ar com a seringa a partir do respiro do reservatório durante a limpeza das cabeças e também não tive sucesso. O recipiente do despejo já está quase pela metade de tantas limpezas que já fiz nestes últimos dias e nada.
    Agradeço imensamente qualquer ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta seguir nosso passo a passo, nao esqueca que a qualidade da tinta e fundamental.

      Excluir
  104. caraca...me ajudou muito....obrigada

    ResponderExcluir
  105. Fiz o procedimento na minha impressora tx115 e a impressão ficou perfeita!!!

    ResponderExcluir
  106. Tutorial muito bem feito. Foi de grande ajuda. Obrigado.

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde amigo, tenho uma Epson t50 e uso cartuchos recarregáveis. Tudo sempre funcionoi ok (papel, papel fotografico e impressão em DVD). Agora no papel e no fotografico a qualidade continua excelente (sem nenhuma falha); mas quando imprimo no DVD a qualidade fica uma porcaria, sem definição... já vi nas configurações e estão do mesmo jeito que sempre usei; o que pode ser?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provavelmente a midia da superficie do DVD que recebe o jato de tinta não é de boa qualidade

      Excluir
  108. Acabei de comprar uma epson L355 com Bulk externo. Ela tem 4 reservatórios. Na hora dde colocar a tinta me distrai e troque as cores Magenta e Amarela de tanque. Ainda não liguei nem instalei. Quais serão as consequências se eu utilizar com essas cores trocadas?
    Rinaldo/Cezarina-GO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o melhor a se fazer neste caso é sugar a tinta com uma seringa com mangueira e colocar no reservatorio correto

      Excluir
  109. Cara parabéns mesmo pelas orientações. Ninguém que conheço me explicou tão bem e tão detalhadamente. Parabéns tbm pela iniciativa, pois poucos são capazes de dar estas orientações, afinal um problema simples de se resolver um técnico cobra um absurdo e muitos nem dão um trato já que vão ganhar uma grana resolvendo um problema fácil sem ocupar mto tempo!

    ResponderExcluir