Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Como aplicar o OBM?

O OBM é tecido branco de poliéster termocolante com aparência emborrachada, que ao ser levado a prensa térmica e prensado sobre um tecido de base escura (algodao ou poliester), tem sua cola ativada pelo calor da prensa e assim adere ao tecido.

Uma vez feita a cobertura sobre o tecido colorido temos um área branca que podemos estampar. Recomenda-se estampar esta superfície com o transfer sublimatico (espelhado), assim a estampa fica mais “leve” e confortável. Mas também podemos usar os transfer de algodão jato de tinta e laser color.



Você vai precisar de:

  • Tesoura / Estilete  / Lápis  / Régua
  • Manta de teflon
  • OBM – tecido termocolante branco
  • Transfer impresso espelhado (sublimatico, laser ou jato de tinta)
Como aplicar?

  • OBM formato A3 – primeiramente recorte com tesoura ou estilete o OBM do tamanho e formato que vai receber o transfer
  • Prense a camiseta por 5 seg para retirar a unidade
  • Retire o liner do OBM (papel que proteje a termocola)
  • Posicione o OBM sobre o local desejado
  • Prense o OBM, protegido com a manta de teflon, por 10 seg, 200 C, pressão alta – isso vai dar a pré-aderencia
  • Posicione o transfer já impresso sobre a fundo branco OBM e cubra com a manta de teflon
  • Prense: 200 C, 30 seg, pressão alta – quando usado o transfer sublimatico. Para outros tipos de transfers obedeça os parâmetros de tempo e temperatura fornecido pelo fabricante.
clic na imagem para ampliar


Manual passo a passo obm inkmixx



86 comentários:

  1. MAIS,TESTARAM EM UMA PLOTTER RECORTE ? POIS UM FORNECEDOR DIS TESTADO COM LAMINA 45° E ACHA QUE COM LAMINA 30° FICARIA OTIMO

    ResponderExcluir
  2. Amigos na Silhouette SD qual o programa usado para instação e existe tutorial passo a passo para corte com contorno, usando marcas de registro, de imagens cuja origem é o corel draw?

    ResponderExcluir
  3. Galera depois de muitas e muitas horas perdias procurando exlpicações de como usar corretamento o papel obm, finalmente uma explicação simples sem arrodeios.parabens pela informaçoes foram de muita importancia. valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado - conte conosco - www.inkmixx.com.br

      Excluir
    2. Excelente explicação. Diretamente no ponto. Agora sei como aplicar. Obrigado pela informação. Irei comprar com vocês.

      Excluir
  4. se o obm é uma tecido de poliester, isso significa que depois de todo processo feito a tinta sublimatica que foi estampada sobre ele não vai sair quando a camiseta for lavada estou certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. positivo - vc nao terá problemas com desbotamentos ou desgastes. Lembrando que o OBM é um fundo branco de toque emborrachado que recebe o transfer sublimatico - obrigado pelo contato - www.inkmixx.com.br

      Excluir
  5. Olá! Sem dúvida esse é o conteudo a cerca do assunto mais explicativo que encontrei. Porém tenho uma dúvida, seria o OBM prensado com papel sublimático mais leve e resistente que o tranfer dark para algodão? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é difícil comparar , mas o OBM é muito resistente porém um pouco mais `pesado` que o dark. O Dark tende a rachar com o tempo e nao tem cores tão vivas como o OBM estampado com o sublimatico.

      Excluir
  6. Gostaria de saber se pode ser impresso sobre o OBM sem necessidade de um transfer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O OBM é um fundo termocolante de tecido e somente pode ser gravado com transfer. Para impressão direta temos o transfer dark , para impressao com tinta pigmentada.

      Excluir
  7. oque e esse liner essa parte que eu não entendo eu estampo somente a borracha ou o tecido em si pois não consigo tirar nenhuma parte do obm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você esta aplicando sobre qual tecido? liner é o descrição generica que se dá ao `suporte` ou base onde um adesivo fica apoiado, deste modo ao remover o liner a cola fica exposta e o adesivo pode ser aplicado.

      Excluir
  8. como por letras em camiseta pretas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. use filmes de recorte Siser http://oxxdaquestaoinkmixxresponde.blogspot.com.br/2013/04/filmes-de-recorte-siser-sobreposicao-e.html

      Excluir
  9. Por que o OBM solta em algumas partes da camisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... o OBM tem melhor aderência sobre o algodão e se prensar como o indicado ele nao solta. Pre-prensar 5 seg para eliminar a umidade, depois prensar 30 seg com o transfer sublimatico.

      Excluir
    2. Prendo 20 seg 200 graus e me parece ficar muito bem colado.

      Excluir
  10. Qual a finalidade do OBM? Seria dar o efeito emborrachado ao transfer?

    Li em alguns posts acima falando que não é possível cortar o OBM em ploters de recorte como por exemplo a Silhouette CAMEO, por se tratar de um material grosso. Acompanhei um vídeo de e o OBM em uma feira de eventos e se não me engano lembro ter visto o OBM sendo cortado na máquina silhuete cameo. É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola.. o OBM serve como base para tecidos escuros e pode sim ser recortado com a Cameo. Pesquise em nosso blog que voce vai achar um post com esta finalidade. Obrigado

      Excluir
  11. Qual a diferença entre uma ploter de recorte e uma Silhouette CAMEO o OBM não pode ser recortado em uma convencional? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Cameo tem excelente qualidade e sua construção é dedicada para esta finalidade, entre outras...

      Excluir
  12. Olá, minha silhouette adquirida com vocês está com a base de recorte sem cola fazendo com que o OBM se mova no recorte, qual a cola indicada por vocês? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use cola permanente. Voce encontra em loja de materiais serigráficos e artesanatos.

      Excluir
  13. Olá então a regra é que eu posso usar o OBM em qualquer substrato escuro seja ele poliester ou algodão? e estampar com tinta sublimática? é isso? qual a diferença do OBM do exemplo acima para o OBM da TMT Brasil?, pois esse pode ser cortado em plotter de recorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim... o OBM pode ser usado em qualquer substrato, ele tem aderência garantida no algodão e sobre poliester tem que ser testado em cada malha. O OBM acima pode ser recortado em plotter de recorte e temos neste blog uma postagem dedicada a isso. o OBM da TMT é para impressoras a laser e não se aplica para sublimação

      Excluir
  14. existe a possibilidade de eu imprimir o OBM na impressora laser HP 2600n? e depois recortar no Cameo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não se imprimi sobre o OBM, somente se transfere sobre ele, e no caso somente com transfer sublimatico impresso em Epson, e temos neste blog um tutorial onde ensinamos a recortar o OBm na Cameo.

      Excluir
  15. estou querendo estampar em camisas 100% algodão e quero saber de vcs o que devo fazer para realizar meu trabalho.
    fale para mim o que devo comprar,pois são tantas as informações que ate nos perdemos.
    compro o papel OBM fundo branco para poder imprimir papel transfer com tinta sublimática e prensar por cima da base branca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Tulio, a estamparia digital oferece muitas possibilidades e cada uma dedicada para um tipo de tecido, acabamento, etc.., o OBM é indicado como base branco para camisetas coloridas. Continue pesquisando em nosso site e receberá muitas mais informações.

      Excluir
  16. Bom dia comprei um papel obm,uma parte é tecido a outra emborrachada,a estampa deve ser aplicada no tecido?vcs comentaram que tem uma proteção,o meu aparentemente nao vi isso,a parte emborrachada é a que fixa na camiseta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. remova o papel traseiro protetor e coloque o lado emborrachado em contato com o tecido e siga o procedimento acima

      Excluir
  17. Amigo estou com o mesmo problema do anonimo acima. Comprei um papel OBM que ele não vem nenhuma parte de proteção em cima da borracha. Ele é extremamente mole. Um lado é de tecido e o outro emborrachado. Mesmo não tendo pelicula nenhuma protegendo ele, eu posso prensar ele que vai colar? Eu colo a parte de borracha na camisa ou a parte do tecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a termo cola é o lado emborrachado e deve estar em contato com o tecido

      Excluir
  18. Amigos, existe alguma impressora laser que imprima diretamente no OBM? Vi uma da OKI mas o tonner é difícil de encontrar. Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola .. na verdade o OBM que deve ser especifico para Laser e não o toner. O OBM acima é somente para sublimação.

      Excluir
  19. Pôxa, vc não tem ideia de como me ajudou. Muito Agradecido! Como gosto de empresas comprometidas com os seus clientes, já virei cliente da INK MIXX. :) Se possível, tire-me ainda duas dúvidas: Onde encontro o OBM para impressão laser? Você poderia também me indicar alguma impressora laser com bom custo-benefício para este fim!? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no caso nao temos experiência com produtos laser e nao saberia lhe indicar com precisão algo que seja garantido, mas agradecemos o contato e se precisar de produtos para sublimação somos especialistas

      Excluir
    2. Pesquisei. O preço do OBM para laser é inviável!!! Sublimação é o caminho! Gostaria de uma última dica e não incomodarei mais: Pra dinamizar o trabalho, é possível passar o desenho do tranfer sublimático para o OBM (este ainda na película protetora) na prensa, cortá-lo, soltá-lo da película e somente depois aplicar à camisa, também na prensa?

      Excluir
    3. ola Leonard... conte conosco, estamos aqui para lhe apoiar. Não aconselho transferir antes, ou mudar a ordem relacionado no tutorial acima, pois ao aplicar o calor no OBM você esta interferido na termo-cola, mas sempre vale a pena fazer seus testes. Temos outras postagens sobre o tema OBM e você pode localizar pela busca.

      Excluir
    4. Bom dia!
      Fiz o teste sugerido pelo Leonard... Ao aplicar o transfer sem a retirada da película de proteção, devido à alta temperatura e o tempo de prensagem, a termo-cola é ativada e adere (cola) à película ficando impossível a sua retirada.

      Excluir
    5. não recomendamos este procedimento por este motivo mencionado...primeiro colocar sobre a camiseta, depois prensar

      Excluir
  20. Olá...eu utilizei o obm, segui todos os passos acima, mas após a primeira lavagem ele começa se soltar, tem alguma coisa a ver com o tecido? utilizei em poliester com viscosa, qual seria o problema? obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim.. o OBM não tem boa aderência tem tecido não fibrosos, e sempre vale a pena fazer testes de aderência antes da aplicação final. No algodão é 100% de aderência.

      Excluir
    2. Entendo...se eu estampar o obm com transfer sublimatico sem remover a proteção do obm, depois recortar e prensar sem o protetor na camiseta, causa algo irregular?

      Excluir
    3. nao recomendamos este procedimento

      Excluir
  21. ola eu tenho o papel transfer para algodão, posso imprimir para usa-la com o OBM em camisetas pretas?

    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim.. o OBM suporta qualquer transfer, porém recomendamos o sublimatico, pois outros tipos de transfer deixa o OBM ainda mais espesso

      Excluir
    2. Em que tecido ou superficie o obm não pega/gruda?

      Excluir
    3. Você deve sempre fazer um teste no tecido antes da aplicação final, mas tecido naturais e fibrosos como o algodão a aderência é muito boa. Tecido muito lisos e sintético a aderência é prejudicada.

      Excluir
  22. Quero subliminar uma imagem em uma camiseta escura 100% algodão usando OBM e efetuando os procedimentos acima. A duvida é a cor da camiseta vai interferir na cor da imagem? e como fazer letras ou numeros no OBM na cor branca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para fazer recorte com letras e numeros o ideal é o filme siser, veja em nosso site como proceder

      Excluir
  23. Amigos fiz 1 Milhão de testes e o obm não tem aderência em poliéster... Ele solta sempre... Mesmo seguindo o tutorial. Para camisetas prestas de poliéster o que aconselham? O black & white deixa um aspecto emborrachado não como o do Obm. Pode me indicar algum outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em alguns tecidos sintéticos realmente o OBM não tem aderencia, sempre recomendo fazer testes antes da aplicacão final

      Excluir
  24. Boa tarde, quero saber qual procedimento/ tecnica vocês recomendam para quem quer estampar em tecido 96% algodão e 4% elastano e em tecido 96% viscose e 4% elastano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para tecidos com elastano recomendamos os filmes de recorte Siser modelo Stretch http://www.inkmixx.com.br/transfer-de-recorte-siser-italy-ps-stretch-m299_300_328

      Excluir
  25. Bom dia. É possível utilizar o obm para estampar chinelos?
    Grato. Aloizio

    ResponderExcluir
  26. Boa Tarde!!!
    Ainda não existe um OBM para aplicação em canecas de cerâmicas coloridas não?

    ResponderExcluir
  27. É possível a aderência do obm em camisa 67% poliester e 33% viscose. Fiz um teste e não tá dando certo, queria saber se é esse o erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tecido lisos e sem fibras naturais o OBM tem dificuldades de aderência

      Excluir
  28. Cara ja sabia.
    Mais sofri tbm p achar uma explicação assim otima e simples...
    Vc abre outros sites de gente sem noçao.
    Fk 1 hora e sai com mais duvidas.
    Fk aq minha pergunta. O q passa na kbça de um ........desses?
    Parabens vcs merecem prosperar...

    ResponderExcluir
  29. Qual a durabilidade deste tipo de transfer com relação a lavagens???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito durável na lavagem - aderência depende do tecido e da aplicação

      Excluir
  30. Boa noite.
    Posso estampar chinelos utilizando obm?
    Se sim, como devo proceder?

    ResponderExcluir
  31. Olá, preciso personalizar toalhas de mão branca, que tem barrado de telinha. Qual transfer posso usar? Ou teia que usar o OBM, mesmo sendo branca para um melhor acabamento? A minha impressora Epson está com a tinta original. Obrigada! Parabéns pelos post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... no caso não recomendamos usar o OBM em tolhas e você tem que usar exclusivamente a tinta sublimatica e não a original.

      Excluir
  32. FIZ NA BLUSA DE ALGODÃO, MAS FICA SOLTANDO AS PONTAS, O QUE FAÇO PRA FIXAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. importante pré prensar a malha para tirar a umidade e usar pressão alta na transferencia

      Excluir
  33. ola amigo , comprei o obm e vem 1 parte tecido e outra emborrachada , pre aqueci e depois coloquei a estampa , a estampa grudou no obm e nao grudou na camiseta , o que faço? 100% algodao a camiseta cor preto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro Daniel.. acredito que tenha ocorrido algum erro de procedimento, sendo que o lado emborrachado é a 'COLA' que deve ser colocada em contato com o tecido, e o que deve ser pré-aquecido é a malha de algodão. Após aplicar o OBM sobre o tecido, aplique a sublimação sobre o OBM.

      Excluir
  34. Olá, tenho testado obms mas nao tenho sucesso, todos descolaram... mesmo prensando na temperatura certa e deixei ate mais tempo do que devia... oque pode estar acontecendo? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o OBM tem excelente aderência em algodão, tecidos como PV e sintéticos em geral a aderência não é boa!

      Excluir
  35. Olá amigo, parabéns pela ótima explicação mas, poderia me tirar só mais uma dúvida? o manta de teflon é com ou sem adesivo?

    ResponderExcluir
  36. Onde encontro para comprar o OBM? Em papelarias?

    ResponderExcluir
  37. Só tenho a agradecer,sua explicação de como usar o obm me ajudou muito, o vendedor onde comprei tinha me passado as especificações de como fazer mais de jeito nenhum dava certo, ele descolava fácil fácil, e depois que fiz de acordo com a explicação acima deu suuuuper certo, colou de boa.
    Muito obrigado mesmo, essa informação ajuda muito, principalmente pra quem é iniciante na área.

    ResponderExcluir
  38. boa tarde, indicaria algum fornecedor de obm ? obrigado -monique

    ResponderExcluir
  39. Obrigado pelas informações, mas e quando o transfer gruda nele mesmo, tipo uma dobra de tecido, como faço pra remover sem estragar ou ter de remover todo o transfer?

    ResponderExcluir
  40. Bom dia. Eu transferir a imagem para o obm mas a parte de trás na hora de tirar rasgou tudo. O que eu faço. ???????

    ResponderExcluir
  41. Bom dia. Eu transferir a imagem para o obm mas a parte de trás na hora de tirar rasgou tudo. O que eu faço. ???????

    ResponderExcluir
  42. Olá amigo, poderia me ajudar em uma questão, qd vou usar obm , e tem cor preta , nunca fica. Passo p transfer fica preto,preto... qd vou passar no obm , fica cinza , qquer cor menos preto , uso perfil de cores, só ocorre no Obm, sabe o que poderia ser ?

    ResponderExcluir