Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Gerenciamento de Cores: Criação de Perfil ICC e Compensão de Cores


Uma das maiores dificuldades encontradas no dia a dia de quem trabalha com fotoprodutos é fazer com que a imagem que vemos no monitor seja reproduzido com fidelidade no produto final. Mas afinal por que isso acontece e como corrigir a cor!!

Cada periférico (scanner, monitor, impressora, projetor, etc..) tem um calibragem própria ou perfil de cor com um certo alcance de cor ou Gamut*.

O gráfico abaixo representa todo o espectro de cor visível, porém os equipamentos (monitores, impressoras, etc..) conseguem alcançar somente uma pequena área central deste range de cores.   


Já o gráfico abaixo representa a abrangência de cores (ou Gamut*) relativas a cada tipo dispositivo. O circulo maior representa todas as cores visíveis pelo olho humano, sendo que cada sistema de cores tem uma abrangência limitada.



Em nosso caso específico, que trabalhamos com tintas sublimáticas, usar o perfil padrão das impressoras faz com que as cores fiquem longe da realidade, pelo fato delas virem calibradas de fábrica para tintas e papéis fotográficos. 



________________________________________________________________
Temos dois caminhos: Criar um Perfil ICC**** especificamente dedicado ao conjunto de periféricos de seu uso, ou a "Compensão de Cores", diretamente pelo driver da impressora, que em testes com vários de nossos clientes se mostrou muito eficaz. 

Perfil ICC

O perfil de cor é um arquivo gerado a partir de um calibrador (espectrofotômetro**), que compara as cores emitidas pelo monitor e as geradas pelos impressos, desta forma as cores são gerenciadas com confiabilidade e precisão***.
Os equipamentos mais populares para criação de perfil de cor são da marca x-rite, e consiste um espectrofotômetro em um conjunto de acessórios e software destinados para geração de perfis personalizados.


Um dos pontos negativos para a utilização deste equipamento pelos usuários de um modo geral, é o alto custo do equipamento e a operação não ser fácil ou intuitiva como parece.


Também é totalmente impraticável as empresas que fornecem as tintas e fotoprodutos fornecerem um Perfil ICC genérico, pois para se ter um resultado fiel é necessário se fixar: monitor-impressora-tinta-papel-fotoproduto, se qualquer um destes itens for alterado as cores também serão alteradas e não teriam mais correspondência.

mais detalhes sobre estes equipamentos podem ser vistos diretamente no site da empresa xrite http://www.xrite.com/i1basic-pro-2 

"Compensação de Cor"

Compensação de Cor é um recurso de ajustes simples que vamos lançar mão, baseado nos próprios recursos do driver de impressão. Estes ajustem foram testados por inúmeros usuários da Inkmixx com excelente resultado. Lembramos que ele só é indicado para quem utiliza tintas e papeis fornecidos pela Inkmixx.

Passo 1: Ao dar saída ao impresso, em propriedades de impressão, selecione >Papel Tipo: papel Normal< e >Qualidade: máxima qualidade<. Ao selecionar >papel normal< a impressora vai executar uma mistura de tintas puras, sem misturar as cores para composisões, por exemplo, no caso do preto vai "jogar" somente tinta preta, sem misturar o Magenta e Ciano.



Passo 2: Em Correção de Cores, selecione >Personalizado< e clicar em seguida em >Avançado<. Não esqueça de >Espelhar imagem<.




Passo 3: Selecione >Controles de Cor< e >Barra Deslizante<. Modo de cores >Cor vivida Epson<. Este ajuste faz toda a diferença, e pode ser considerado o "pulo do gato". Ajuste o >Magenta -20<, este ajustes são livres e devem ser adaptados caso a caso. Obs.: Estes ajustes podem mudar de acordo com cada impressora.


Passo 4: E finalmente mantenha >Colorimétrico relativo< e perfil >Epson IJ printer 07<. Abaixo as telas do CorelDraw e Photoshop.



Utilize como modelo de teste e ajustes para comparativos de cores a imagem abaixo, nela temos tons de pele, cores sólidas e degrades. Observe que ao transferir, estes degrades devem ficar neutros, principalmente os tons de cinza, sem "puxar" para o azulado ou avermelhado.




clic para baixar o PDF do arquivo de teste de impressão



*Gamut - Gama de cores ou escala de cores, em inglês Gamut. Significa quais cores podem ser processada por algum meio, seja ele um monitor ou uma impressora. Quando a expressão "fora de gama" é utilizada, significa que a cor não pode ser determinada com precisão em algum dispositivo. 

**Espectrofotômetro é um instrumento de análise, capaz de medir e comparar a quantidade de luz absorvida, transmitida ou refletida por uma determinada amostra.

***Importante - Não se deve esperar uma igualdade absoluta entre o scanner, o monitor e o impresso, pois não se pode comparar o tipo de exibição no monitor e o tipo de exibição na imagem impressa: são totalmente diferentes! (o monitor exibe a imagem projetando a luz, enquanto o impresso reflete a luz ambiente)

****ICC significa International Color Consortium, um grupo de fabricantes lideres de produtos para imagem digital (Agfa, Apple, Fuji, Microsoft, Adobe) que desenvolveram espeficicações para descrever como os dispositivos criam cor. Ele é um arquivo que descreve as capacidades e limitações dos dispositivos que geram cor. Ele deve ser usado para que as cores do monitor se igualem o mais próximo possível da impressão.




20 comentários:

  1. No Passo 5, na tela do CorelDraw, na janela "Conversões de cor realizado por" não deveriamos selecionar a impressora para fazer a conversão de cor? Ou é mesmo o CorelDraw?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conselhamos como mostra a tela - mas vc pode fazer seus testes

      Excluir
  2. Obrigado! Ficou muito bom aqui na nossa impressora! Ficou muito bom o resultado com a imagem para download, aqui no vosso site. Imprimindo seguindo, igual mostras as telas que vocês publicaram, com algumas modificações, e escolhendo antes de imprimir no CorelDraw, o padrão de cor "Finalidade Geral na America do Norte" e neste, modificando somente "definição de cores exatas", para RGB, e deixando o CorelDraw converter as cores e a impressora, a Epson WorkForce T42WD daqui, para somente corrigir (simular tela), as cores. E usar o mesmo perfil ICC de conversão no corel, usar o mesmo no monitor! manter o perfil ICC original da impressora instalado automaticamente junto com a impressora! Vejamos no link abaixo a imagem do tutorial completo:
    http://josepinheiro.webs.com/teste_config.jpg

    ResponderExcluir
  3. ola José!! Obrigado por compartilhar sua experiencia !!! realmente este processo de "compensão de cores" tem dado bons resultado para nossos clientes. Importante é que ele funciona com usado com nossas tintas e papel.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, amigo estou um problema complicado, comprei 2 impressoras uma l 1300 e l 355 ambas da epson, coloquei tinta pigmentada em 1 e na outra sublimatica, porem as duas não imprimem o cinza ela imprime no lugar o marrom, isso tanto faz se eu manda pelo corel ou pelo gerenciador de imagem do windows, sera que você poderia me dar uma força

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro Antonio... gerenciamento de cores não é algo banal ou direto que possa ser resolvido desta maneira, para que possamos ajudar precisamos de uma serie de informações. Ao fornecer nossas tintas, também oferecemos os ajustes de cores necessários aos nossos clientes, que por sinal estão muito satisfeitos, porém no seu caso acho que deve recorrer ao seu fornecedor. Agradeço seu contato.

      Excluir
  5. preciso de ajuda tenho uma Epson L365 com bulk ink carregada com tinta sublimatica da ink printer , as impressoes não são confiaveis, por exemplo: imprimo agora e sai esverdeado, faço limpeza de cabeça ou cabeçote e de3pois sai perfeito, imprimo de novo e saem riscos limpo de novo e sai perfeito, então toda vz antes de imprimir em papel sublimatico tenho que fazer um teste, porem hj ela começou a imprimir avermelhada e nada do que eu faça esta dando resultado, já mexi no RGB e nada, sai tudo avermelhado, as pessoas parecem demoniozinhos kkkkkk SOCORROOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola! O processo de regular as cores é relativamente simples e depende apenas de uma tinta de boa qualidade e de uma orientação do fornecedor desta tinta. Quanto mais você ´mexer´ e mais informações diferentes você for buscar na internet, mais problemas vai encontrar.

      Excluir
  6. Olá amigo,estou com problema com minha L110,ñ consigo o cinza,sempre dá uma cor marron ou avermelhada.já tentei fazer o procedimento que ensina no site mais ñ consegui. O maximo q consegui foi clarear um pouco, mais ficou esverdeado.O problema é somente com o cinza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola! o procedimento esta relacionado com a tinta fornecida pela Inkmixx. Se você usa tinta de outro fornecedor precisará ajustar de acordo com suas condições.

      Excluir
  7. esta acontecendo com mais alguem das impressoras epson pararem de imprimir correto ? tenho duas sublimaticas e de uma hora pra outra não imprimem mais a cor certa as configurações estao iguais

    ResponderExcluir
  8. o processo de impressão exige um entendimento do funcionamento de um conjunto de informações, no seu caso obviamente que em algum passo esta ocorrendo uma alteração neste processo, aconselho participar de nosso workshop, pois explicamos como funciona o processo de impressão e cores.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Eu possuo uma epson xp214, porém o meu fornecedor de tintas ñ possui um perfil de tintas que sirva para o meu modelo de impressora, pois a mesma teria sido substituída no mercado pelos modelos L.
    Já tentei utilizar outros perfis, mas ñ encontrei nada satisfatório, as impressões seguem ruins, com o cinza saindo rosado, em alguns pontos, o preto sendo impresso vermelho e por aí vai.
    Vcs teriam o perfil específico da minha impressora para a tinta de vcs?
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! como descrito acima, na parte de "compensão de cores", ajustes os canais de cores afim de calibrar os dons me melhor interagem com sua tinta.

      Excluir
  10. Bom dia! Gostaria de saber aonde consigo baixar o perfil de cor das tintas da inkmixx ou se utilizar o perfil indicado neste post tenho 100% de aproveitamento? (Impressora epson l220)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie um email para inkmixx@gmail.com que vamos te instruir, porem só funciona com nossa tinta.

      Excluir
  11. Moro em Campinas mas estou indo para São Paulo na próxima semana comprar matérias para sublimação. Preciso de tinta e gostaria de experimentar a de vcs. Eu as encontro na loja física ou somente no site,??

    ResponderExcluir
  12. Olá boa tarde, como faço para obter o perfil ij printer 07?

    ResponderExcluir
  13. oi vc fazem perfil pq uso a tinta global-teck caso sim como faç pra adiquerir essse serviço

    ResponderExcluir