Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Designer: KARIM RASHID, uma figura icônica


O designer egípcio Karim Rashid nasceu em 1960, no Cairo. Filho de pai egípcio e mãe inglesa, foi criado no Canadá. Formou-se em desenho industrial no ano de 1982, pela Carleton University de Ottawa, e seguiu para a Itália no mesmo ano, buscando aprimorar seus estudos. Trabalhou com Gaetano Pesce, Ettore Sottsass e Rodolfo Bonetto. Ao voltar para o Canadá, Karim passou 7 anos na KAN Industrial Designers, empresa que tinha entre seus clientes Samsung e Black&Dezker. O designer tentou propor o uso de novas tecnologias e materiais, como o polipropileno, mas a aceitação ainda não era fácil. Foi quase 10 anos depois que a Apple lançou novos produtos usando polipropileno.
Seu estúdio em Nova York foi aberto em 1993. Dois anos depois, a Nambé lançou uma coleção inteira desenhada por Karim Rashid, que foi um sucesso absoluto de vendas. Começava então a produção de um design que encantou muitas indústrias, estendendo-se por diversas áreas. Karim tem entre seus clientes Prada, Issey Miyake, Umbra, Sony, Giorgio Armani, Hyundai, Cytibank, Edra, Grendene e Carolina Herrera, entre outros.
Atualmente, Karim Rashid tem mais de 2.000 produtos no mercado, projetou hotéis, restaurantes e bares e foi premiado inúmeras vezes.
São 70 objetos seus em coleções permanentes de 14 diferentes museus, entre eles o MOMA em Nova York, Montreal Museum of Dezorative Arts, Denver Art Museum, San Francisco Museum of Modern Art, Brooklyn Museum of Art, Price Tower Art Center, The Jewish Museum, Art Museum of Ontario. 
Karim Rashid vem trabalhando com propostas vanguardistas, e tem sido convidado para fazer os projetos de casas conceituais montadas em feiras de mobiliário e interiores como as de Milão, Korea e Colônia, em 2005. 
Atualmente, a equipe de Karim Rashid trabalha em 60 projetos, e atua em 28 diferentes países, sendo um deles o Brasil.






veja mais em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário