Pesquisar este blog

domingo, 2 de junho de 2013

Vestido impresso com impressora 3D: Metodo extrusão de fios de plástico


A atriz e modelo Dita Von Teese apresentou um vestido criado por uma impressora 3D. A criação do designer Michael Schmidt e do arquiteto Francis Bitonti foi feita especificamente para as medidas do corpo da modelo usando um material baseado em nylon.
A escolha do material, segundo eles, permitiu desenvolver um vestido flexível, ao mesmo tempo em que apresenta formas e desenhos únicos, deixando ainda espaços vazios para mostrar o corpo de Dita Von Teese. O vestido foi criado inteiramente no computador. Schmidt desenhou a peça em seu iPad e, por meio do Skype, conversou com Bitoni, que criou 17 peças únicas com 3 mil pontos de junção - que garantem movimento à roupa - que formaram o vestido. Entretanto, a impressão é que o vestido é uma peça única.
Após criar a peça virtualmente, o próximo passo foi levar tudo para uma impressora 3D e, depois de impresso, adicionar 13 mil cristais Swarovski na cor preta para enfeitar o vestido.
De acordo com os criadores do vestido, o desafio foi tornar maleável um material que, em tese, não é. O efeito criado é que o vestido parece mudar de formato quando quem o utiliza se movimenta. O material é leve, com o vestido pesando cerca de 2 quilos.

Agora, o vestido será apresentado em museus e em lojas Swarovski. Segundo Schmidt, nenhuma outra mulher além de Dita poderá usar o vestido.


Abaixo Video com uma das partes do vestido:

Articulated Fabric from Francis Bitonti Studio on Vimeo

O referido vestido foi impresso pelo metodo de extrusão de fios de plástico,  similar ao video abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário