Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Como estampar Camisetas com Transfer Litográfico

Transfer litográfico é dos processos mais antigos na produção de transfer. Consiste em imprimir com máquinas gráficas (offset) de alta produtividade e posteriormente cobrir com plastisol (resina a base de PVC) a estampa. São equipamentos caros que exigem grande conhecimento técnico operacional. O resultado são estampas com aspecto plastificado e que tendem a rachar, porém tem boa durabilidade. Atualmente caiu em desuso e é recomendado para campanhas promocionais de grande volume e que não exigem grande definição de imagem.

  • Impressoras gráficas off-set
  • Fotolitos e chapas de impressão
  • Papel Transfer formato 66x96 cm - com resina desmoldante (específico para Transfer Litográfico)
  • Plastisol (branco ou transparente)
  • Mesa serigráfica com vácuo (aplicação do plastisol)
  • Estufa de esteira (cura do plastisol)
  • Camiseta
  • Prensa Térmica

O transfer litográfico consiste em imprimir sobre papel desmoldante (próprio para litográfia) usando maquinas gráficas (off-set). Isso permite impressões em quadricromia (imagem composta em CMYK). Após o transfer ser impresso ele receberá uma camada de resina plastisol pelo processo serigráfico, cobrindo toda a imagem que deverá ser transferida. O plastisol somente cura quando submetido ao calor, por isso a necessidade de uma estufa de esteira. Para transferir use uma prensa termica com: 180 C, 10 seg, pressão média-alta, destaque o transfer somente quando estiver totalmente frio.  






7 comentários:

  1. gostaria de parabelizar pelo blog ,gostaria de lhe perguntar algo , quero entrar nesse mercado e vejoque vc pode me ajudar a comprar o equipamento certo, muito do que vejo em transfer é aquelas imagens com qualidade fotografica porem qdo aplicado o transfer ele fica meio opaco , gostaria de atingir um nivel com mais qualidade a respeito de deixar essa opacidade para traz , a pergunta eh , para tecido algodao qual transfer usar com uma qualidade viva na imagens e durabilida ?

    Pelo que andei lendo no seu blog existe o transfer dark que usa tinta pigmentada
    por favor me oriente estou querendo adiquirir uma epson 3880 para usar com tinta pigmentada e para obter um bom resultado estava pensando em aplicar logo depois da impressao no transfer o plastosl como anunciado nesse post ficaria um resultado com qualidade tanto de vividez da imagem como de durabilidade ?

    enfim estou no caminho certo ? o que vc sugere de impressora e de transfer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Ricardo... agradeço seu contato... não existe algo definitivo, são muitas as opcões e possibilidades em estamparia, cada uma com um objetivo e resultado. Visite nossa postagem no link a seguir para ver um pouco destas possibilidades http://oxxdaquestaoinkmixxresponde.blogspot.com.br/2013/05/como-estampar-camisetas.html Vale a pena entrar em nosso site e conhecer a camiseta de algodão para sublimação

      Excluir
  2. Ótimo! estou entrando aos pouquinho nesse negócio de sublimaçao, e já gostaria de saber como faço orçamento para comprar estampas litográficas, desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... transfer litigrafico não tem nada com Sublimação e no seu caso deve procurar empresas especializada neste segmento

      Excluir
  3. Olá... gostei muito do post... poderia me indicar onde comprar esse Papel Transfer formato 66x96 cm - com resina desmoldante (específico para Transfer Litográfico) por favor? Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci email celiaduarte556@gmail. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. EU TENTEI COM UM TRANSFER SUBLIMATICO LITHOGRAFICO E A PRIMEIRA ESTAMPA FICOU RUIM POIS FICOU TUDO GRUDADO NO PAPEL...

    ResponderExcluir