Pesquisar este blog

sábado, 11 de maio de 2013

Como estampar Camisetas com Serigrafia (Silk Screen)



Falar sobre serigrafia exigiria em capitulo a parte, face a tantas possibilidades que este processo apresenta, porém esta série de postagens sobre estamparia em camisetas tem o intuito de apresentar aos iniciantes informações básicas.

Serigrafia é o processo mais antigo e mais abrangente no que se refere aos recursos de: cores, texturas, tipos de tintas, acabamentos, etc..

A tela (Matriz de poliéster ou nylon) é esticada em um bastidor (quadro) de madeira ou alumínio. A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz. As estamparias de silk screen podem ser configuradas em pequenos espaços ou em grandes fabricas com equipamentos automatizados. O processo de serigrafia exige grandes habilidades e tem como ponto negativo, grande produção de residuos químicos em toda sua cadeira produtiva.

  • Fotolito da estampa a ser impressa (um fotolito para cada cor do desenho)
  • Tela de fios de nylon com bastidor de madeira (uma tela para cada fotolito)
  • Emulsão fotossensível (gravar a tela)
  • Mesa de luz com lâmpada (flash cure)
  • Tinta de tecido
  • Berço (tábua de madeira com cola permanente)
  • Camiseta
  • Rodo de borracha


O processo se inicia na criação da estampa e arte final. Este arte pode ser desenvolvida manualmente ou com a ajuda de um software de desenho. Sendo a estampa composta por várias cores é necessário um fotolito para cada cor (separação de cores) e conseguentemente a produção de uma matriz para cada cor a ser estampada. No processo de impressão a tinta é vazada,  pela pressão de um rodo ou puxador, através da matriz. A cura pode ser ao ar ou com a ajuda de uma estufa aquecida (flash cure).








Nenhum comentário:

Postar um comentário