Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Comparativo: Cricut Explore Air2 vs Silhouette Cameo 3



Nesta postagem vamos estabelecer um comparativo técnico entre as Plotters de Recorte Cricut Explore Air2 e a Silhouette Cameo3.  Escolhemos estes dois modelos pela compatibilidade de uso e mercado, uma vez que ambas possuem a mesmo faixa de preços.

A Silhouette Cameo esta presente no mercado a mais tempo, o que representa mais tradição. Já a Cricut Explore é um lançamento que veio para concorrer fortemente, uma vez que já foi concebida para ter características superiores justamente para desbancar as concorrentes.

Analisando o quesito Design, vemos que a Explore foi pensada dentro no conceito de Smart Design, onde a beleza, acabamento e ergonomia passaram a ser partes obrigatórias, sendo que os detalhes na mecânica e a facilidade operacional fazem toda a diferença ao usuário. Por exemplo: estojos embutidos para guardar ferramentas, botão seletor de corte de fácil operação e bandeja de corte que corre sobre trilhos que não permite que ela se desloque para as laterais.

No sistema de carro de lâminas, ambas possuem docks para duas ferramentas,  uma para lâminas e o outro para canetas. O que diferencia da Cameo é que na Explore a força aplicada no corte chega a ser o dobro, o que garante cortes mais precisos em materiais mais espessos. As lâminas também tem características diferentes: na Cameo para ajustar o grau, ou profundidade de corte, a lâmina possui um sistema de catracas que deixa a máquina barulhenta e demorada no uso e ajustes. Já a Explore a lâmina é em Cromo Alemão e o ajuste de força e profundidade de corte são automáticos, precisos e silenciosos.

Em relação ao software de saída de corte o Silhouette Studio sai na frente no sistema de edição de imagens, sendo que sua conexão se dá pelo cabo USB ou conectando um pendrive diretamente na lateral da máquina. Na Cricut o software usado é o Design Space: ele funciona on line e em multiplataforma, podendo ser compartilhado em vários dispositvos como celulares ou tablets conectados por bluetooth, porém aconselhamos importar os desenhos já editados em outros programas. Ambos os software possuem um ampla biblioteca de desenhos compartilhados e que podem ser comprados a preços  atraentes.

No Print and Cut o software Design Space apresentou algumas limitações, porém os desenvolvedores já prometeram melhorias nas próximas versões.

Em nossa avaliação final, consideramos que a Explore Air2 dá um passo a frente por apresentar um conjunto mais moderno, sendo o preço de compra equivalente ao da Cameo.





Um comentário: