Pesquisar este blog

domingo, 30 de dezembro de 2012

Sublimação 3D: a nova tendência em termotransferencia

Desde o primeiro Bulk Ink para Sublimação ter sido lançado no Brasil em novembro de 2002 e causar uma revolução no ramo da estamparia digital muitas transformações se deram nestes 10 anos, elevando hoje a gravação com transfer sublimatico a um novo patamar. A evolução não para, e muitas `coisas` antes inimagináveis estão cada dia disponíveis, como: sublimação em plástico e em malha de algodão. Acompanhando esta tendencia a Inkmixx, sempre antenada, esta trazendo a `Prensa à Vácuo` para gravação de objetos curvos, a chamada SUBLIMAÇÃO 3D.

máquina para Sublimação 3D

O que é Sublimação 3D e como funciona?

As prensas térmicas planas são muito eficientes, mas estão limitadas a objetos planos, então como fazer para ampliar a gama de aplicações para objetos curvos? Usando um novo conceito de prensagem onde uma membrana de silicone flexível extremamente resistente se deforma, sob a ação do vácuo, e envolve o objeto a ser gravado em quase sua totalidade, fazendo assim o papel da prensagem (pressão). A sublimação se completa com o calor irradiado por lâmpadas infravermelho, sendo assim possível sublimar em totalidade sobre objetos como: pratos, capas para celulares, canecas, copos, chapas, etc... 
Uma dúvida muito comum é em relação aos suprimentos que vamos usar nesta maquina: papel, tinta, fotoprodutos, etc... a resposta é: a princípio não muda nada, o usurário vai utilizar as mesmas tintas/papeis e fotoprodutos, pois esta máquina nada mais é que uma prensa térmica, somente se difere das prensas com placa plana de alumínio pelo fato da pressão aplicada se dar pela pressão atmosférica e o calor ser irradiado. Alguns itens podem se diferenciar, como: usar um filme flexível no lugar do papel e em alguns fotoprodutos (capas de iphone) serem específicos para esta prensa 3D.
Alguns acessório também se fazem necessários para servirem de suporte como é o caso das capas de celulares, copinhos, canecas, etc... que devem ser adquiridos separadamente.





Com ela é possível, por exemplo, transferir 12 canecas de cerâmica em 8 mim, praticamente a metade do tempo das prensas de canecas.





cases de plástico
cases de alumínio

86 comentários:

  1. Respostas
    1. sim, é possivel estampar camisetas, para isso deve-se colocar uma placa de vidro por dentro da camiseta, assim esta placa da suporte para estampar, mas te digo que não é prático e melhor neste caso a prensa convencional

      Excluir
  2. qual o custo dos consumiveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce vai usar os mesmo produtos, ou seja, são as mesmas canecas, pratos, azulejos, etc... os itens `diferentes`como capa para celular, ipad etc... tambem tem o mesmo custo que as capas convencionais , a vantagem é a possibilidade de fazer uma gravação mais abrangente.

      Excluir
  3. Tinta e impressora, são as mesmas usadas nos métodos convencionais de sublimação? o papel percebi que é diferente, o custo desse papel é o mesmo do papel de transfer para sublimação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são os mesmos suprimentos (papel e tinta) - existe um `papel` mais maleável que se for necessario tb disponibilizaremos.

      Excluir
  4. nesta prensa é possivel estampar chinelos e suas laterais e voces vende a capa de celular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao é possivel estampar o chinelo pelos lados e tb vamos disponibilizar os suprimentos em breve no site

      Excluir
  5. ola amigo, já tenho trabalhado com o sistema tradicional plano, para usar sua maquina preciso apenas adquiri-la ou tem algum item em especial como o silicone etc. que devo adquirir para funcionar, e se os srs. tem e os preços. obrigado e sucesso para 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a maquina vem completa, porem acessorios como a suporte para copinhos sao vendidos separadamente, mas não é um item caro. Veja em nosso site os preços. Obrigado pela consulta e que 2013 seja um ano com prosperidade para todos.

      Excluir
  6. Esta é uma boa opão para o mercado de brinde.
    Em breve pedirei mas detalhes.

    ResponderExcluir
  7. que filme flexivel e este que vc se referiu, vc tem a venda ou onde comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguns usuários fazem uso deste use deste filme, porém não é necessario. Nós adotamos o papel sublimatico convencional.

      Excluir
  8. Como funciona a sublimação em capas para celulares? Na imagem que acima está claro que o papel é dobrado. Como a imagem sairá perfeita, contínua, sem cortes ou deformações?

    ResponderExcluir
  9. bom dia.. o chinelo tem que estar preparado com resina de poliéster ou com este novo sistema não é necessário. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maquina 3D nao elimina o fato de os produtos estarem preparados para sublimacao e todos os produtos precisam ser resinados.

      Excluir
  10. No caso da máquina 3d, os tempos e temperaturas diferem das máquinas tradicionais, certo? Onde encontro uma tabela com esses dois dados pra diferentes produtos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá... nos oferecemos garantia, assistencia técnica, peças de reposição, treinamento operacional e pós venda aos clientes que adquirirem o equipamento conosco. Obrigado.

      Excluir
  11. Qual o custo da máquina e onde posso encontrar para compra-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja em nossa loja virtual http://www.inkmixx.com.br/prensa-termica-p_-sublimacao-3d-vacuo-p565

      Excluir
  12. Bom dia... Tenho interesse em começar a trabalhar com sublimação mas ainda estou me informando a respeito... Qual o tipo de impressora e tinta usados para esse trabalho e gostaria de saber se vc´s fornecem também esse material... e o custo é claro.
    Obrigado

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelo .. temos todos is itens necessarios: suprimentos, assistencia tecnica e treinamento.. voce poderá ver todos estes itens em nossa loja virtual www.inkmixx.com.br
      obrigado

      Excluir
  13. Bom dia...
    Estou interessado em iniciar os trabalhos com sublimação mas ainda estou me informando a respeito. Para tanto preciso de informações sobre o tipo de impressora, tintas e papel usados, se vc´s tem todo esse material para fornecer e o custo.

    No aguardo
    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. ok, mas qual o tipo de impressora e tinta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja em nosso site impressora com tinta sublimatica - ao comprar conosco voce recebe todos os itens e treinamento. Obrigado

      Excluir
  15. Olá, gostaria de saber se o case para iphone que diz que é para ser usado em 3D, da pra aplicar a sublimação com a prensa termica normal (sem ser 3D)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem 2 tipos de capinhas: a de plastico (transferir exclusivamente na prensa 3D) e a de alumínio (que pode ser usado as dois tipos de prensas, plana e 3d)

      Excluir
  16. Como é esse treinamento? é uma apostila, vídeo....

    ResponderExcluir
  17. boa tarde qual é o custo do curso e se vcs só da o curso pra quem comprar a maquina .

    ResponderExcluir
  18. ola, queria saber se pode transferir imagens pra capa de celular Plastico TPU ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. produtos para sublimação são específicos e TPU não tem aderencia

      Excluir
  19. gostaria de saber se a maq corta o transfer,se não como faz ???
    estou mto interessada em comprar a maq,mas não vi em lugar algum sobre isso o corte do transfer no case.
    procurei tbm o valor,e está q o produto e indisponivél no momento mas de qualquer forma gostaria de saber o valor da maq.

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Caroline... nos fornecemos um treinamento para nossos clientes e não se preocupe, pois fornecemos gabaritos, etc...Envie um email solicitando a reserva de seu equipamento. Obrigado

      Excluir
  20. Ela faz sublimacao em capa de silicone?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. somente em capas preparadas para sublimacao e no caso nao existe disponibilidade de capas de borracha para sublimacao no momento.

      Excluir
  21. Como posso sublimar botoes,fivela nessa maquina.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde estou bastante interressado em comprar essa maquina vcs teriam em estoque e suporte caso quebre vcs tem assistencia tecnica ? desde ja agradeço boa tarde ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim.. oferecemos treinamento, suporte tecnico e assitencia. Temos todos os itens que voce precisar.

      Excluir
  23. Olá, gostaria de saber se vocês disponibilizam ou vendem gabaritos para edição de cases de celular, editáveis em corel draw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para os clientes que compram o equipamento conosco recebem treinamento e os gabaritos

      Excluir
  24. Bom dia,

    Tenho interesse em adquirir a prensa de sublimação 3D térmica com vácuo, pois, me encantei por esse produto devido a possibilidade que ele oferece em trabalhar com materiais de formas variadas. Tenho assistido a diversos vídeos dessa prensa na internet, porém nunca vi um vídeo dela estampando boné e chinelos. Tenho muita curiosidade em ver um vídeo dessa prensa trabalhando com esses dois produtos antes de adquiri-la.
    Peço por gentileza, que façam um vídeo dela trabalhando com chinelos e bonés e disponibilize para que eu possa conhece-la melhor e fazer com segurança minha decisão.

    No aguardo, obrigada.

    Eva Caroline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Eva.. esta com a maquina 3D é não possível estampar boné ou chinelo, alias ela é bem limitada a muitos objetos apresentados em videos na internet. No caso, por exemplo, nos da Inkmixx não indicamos o uso desta maquina para fazer camisetas. Ela e muito útil para capas de celular, pratos, azulejos, entre outros objetos curvos e planos rigidos, porem objetos de tecido nao aconselhamos, neste caso use prensa plana.

      Excluir
  25. Olá eu queria saber o site ou um contato para obter informações desta máquina, tipo como compra-la e valor.

    ResponderExcluir
  26. eu comprei uma maquina e nao tenho muitas informações, queria saber qual o papel é usado e onde encontro essas presilhas ou qual adesivo coloco pra poder usar isso... preciso de informações pois o manuel e em ingles e mandari e nao consigo um em portugues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vendemos a máquina oferecemos um treinamento presencial de 1 dia, além do suporte pós vendas e garantia. Neste caso você tem que recorrer ao seu fornecedor.

      Excluir
  27. Como faço para estampar em chinelos ? eu comprei essa maquina com voces, e fiz um teste mas errei em algo, vocês poderiam fazer um tutorial de como estampar em chinelos e camisetas ? Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a maquina 3D não serve para estampar chinelos ou camisetas, totalmente desaconselhavel

      Excluir
  28. Qual seria a TEMPERATURA e o TEMPO ideal para Tranferir imagem para CAPA DE CEULAR FLEXIVEL SUBLIMATICO??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente é possível transferir sobre capas preparadas para sublimação, e não tem capas flexíveis disponíveis no mercado nacional. O tempo e temperatura são variáveis e dependem na verdade da temperatura da borracha de silicone e não da temperatura descriminada no painel da maquina, e quando vendemos o equipamento oferecemos um treinamento explicando todo este procedimento.

      Excluir
  29. Ola, me interessei muito pela maquina, tenho a intenção de estampar case p celular, mas vi q vcs tem apenas capas do iphone e samsung p vender, gostaria de entrar no ramo e preciso saber onde encontro capas de modelos de outros celulares q possam ser usados nessa maquina de sublimaçao 3D.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. somente é fabricado modelos para iphone e galaxy no momento, ainda nao dispomos para todos os modelos

      Excluir
  30. Oi, seu usar filme em vez de papel, o resultado da sublimação em capas de iphone será melhor???
    Pq o filme é tão mais caro que o papel sublimático???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o filme é mais maleável e deixa menos falhas nos cantos, além de dar mais brilho. É mais caro pois é outra tecnologia

      Excluir
  31. No caso do papel, qual é o indicado para capas de iphone????
    Qual tipo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recomendamos o papel sublimatico resinado, sabendo usar fica muito bom

      Excluir
  32. Consigo sublimar chinelos e mousepads com ela? Nesse caso é um de cada vez?

    Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é totalmente desaconselhável prensar borrachas com esta prensa 3D

      Excluir
  33. Com essa prensa 3D é possível personalizar chinelos?

    ResponderExcluir
  34. Olá,
    é possível sublimas NESSA máquina 3D , produtos em acrílico como caneca de chopp e long drink?
    qual o procedimento?

    ResponderExcluir
  35. Estou criando um produto de silicone de alta temperatura. Com medidas de 12cm x 4cm e 3mm de espessura. É possível aplicar estampa nesse tipo de material?
    Grato.

    ResponderExcluir
  36. da para fazer isso com capinhas de silicone, ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as cases para sublimação são fabricadas em plástico especifico para esta aplicação e capas de qualquer tipo de borracha não recebem a sublimação.

      Excluir
  37. Boa tarde,

    Gostaria de saber , quanto graus é o aquecimento para termotransferencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existe uma relação tempo/temperatura relacionada com o material a ser estampado - para cada "situação" existe uma técnica

      Excluir
  38. Bom dia,quero saber se a maquina faz sublimação em capinha de iphone de silicone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola!! não é possivel fazer sublimacao em borracha (silicone, etc...)

      Excluir
  39. Bom dia, quero comprar uma maquina que estampe camisetas em 3D , pode ser qualquer maquina de estampar ou tem que ser a maquina 3D ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a estampa em camisetas em "3D" é feita em uma prensa plana (2D) porem com o efeito de impressão simulando o 3D. Neste caso a prensa tem que cobrir toda a camiseta, ou seja, a prensa tem que ser no minimo 80x100 cm

      Excluir
  40. Gostaria de saber se é possível sublimar em capas para celular transparente... outra pessoa questiono sobre sublimar em tpu e vc disse q não da, não quero ser repetitivo, más compro capinhas de uma marca gocase e eles estampam em silicone transparente e eu gostaria de adquirir sua máquina pra fazer esse serviço será possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a poucos meses foi lançado novos modelos de capas, dentre elas capas transparentes e emborrachadas, ambas especificas para maquina 3D, porem ainda não temos para oferecer pronta entrega aqui em nossa loja no brasil

      Excluir
  41. tenho uma maquina dessa, tenho o papel correto e as tintas corretas para uma impressao, so que as impressoes nao sai a cor, so sai preto e branco oque seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. neste caso precisamos de mais informações e detalhes para poder identificar o problema.

      Excluir
  42. Eu gostaria de saber se é possível utilizar essa máquina em cases transparentes de tpu. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola!! isso é não possível, pois as cases tem que ter uma preparação especial para serem sublimadas e não existe até o momento cases em TPU transparente para sublimação.

      Excluir
  43. Comprei essa maquina, mas não sei como sublimar bonés. Poderia me informar se e preciso de alguma forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... desconhecemos a possiblidade de fazer bonés com prensa a vácuo, alias acho que isso não seja possível.

      Excluir