Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Criatividade!!!!

A Criatividade é algo almejado por todos, afinal no ambiente competitivo em que vivemos, seja na: música, publicidade, artesanato, finanças, etc.. ser criativo faz toda a diferença. 

Mas será que ser criativo é um Dom??!! Algo quase sobrenatural!!!

Estamos preparando uma sequencia de postagens, que despretensiosamente vamos destrinchar e desmistificar a CRIAÇÃO, levando esta possibilidade a todas estas pessoas. 

Quando perguntaram ao publicitário Washington Olivetto, de onde vem tanta criatividade, ele respondeu: "Criatividade se treina", já Albert Einstein, disse: "Criativo!!! sou teimoso". Já Isaac Newton, proferiu a seguinte frase: "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.", assim de uma forma humilde, reconhece que somente com contribuições anteriores foi possível ele elaborar suas Teorias. 

Afinal como funciona este "Processo Criativo"!!! Como a luz branca que ao passar por um Prisma se desvenda em um arco íris e vice versa.. a criatividade é um junção de vários fatores.


  • Fatores Materiais: necessidade, competitividade, capacidade livre associações, perseverança.
  • Fatores Imateriais: imaginação, intuição, ter "mente aberta".
  • Imponderável: Estar no lugar certo no momento certo.

Sim.. reunir todos estes fatores (ou a maior parte deles) é fundamental para o PROCESSO DE CRIAÇÃO, porém um deles nem sempre esta sob nosso controle: estar no lugar certo e no momento certo.. afinal se Santos Dumont não estivesse em Paris no início do século XX, provavelmente ele não teria meios para criar uma das primeiras máquinas voadoras da história.

Para melhor ilustrar o processo de criação vamos postar em breve alguns 'estudos de casos':
  • Lâmpada: Thomas Edison - Perseverança
  • Anel Benzênico: August Kekulé - Intuição
  • Avião: Santos Dumont - Livre Associação

Um comentário: