Pesquisar este blog

sábado, 1 de outubro de 2016

Quando a Sublimação Acontece???!!!

Os corantes Sublimaticos tem a propriedade de vaporizar quando aquecidos, e quando utilizados na termotransferencia temos que considerar que este esteja em contato com uma superfície resinada.



Para esta demonstração utilizamos uma caneca de vidro fosca onde podemos ver claramente a relação entre a vaporização dos corantes e a dilatação do vidro em relação a temperatura.

Transferência por Sublimação

Nos processos de transferência são mencionados como parâmetros: Tempo, Temperatura e Pressão, porém prefiro definir para que a sublimação se efetive basta que:
A interface transfer/superfície tenham um bom contato e que a mesma atinja 170C.
No vídeo abaixo é possível visualizar que a sublimação se inicia aos 140 C e se efetiva com 200 C, porém deve-se considerar uma variação de 10% entre a temperatura do painel da máquina com a temperatura real da interface transfer/superfície. 


Dilatação do Vidro



Em muitos casos as transferências em canecas de vidro ocorrem trincas. O vidro tem alto índice de dilatação e ao mesmo tempo grande dificuldade de conduzir o calor. Pelo vidro ser uma estrutura cristalina e a dilatação ocorrer de maneira desigual, acarreta o cisalhamento desta estrutura e como consequência trintas e a até a quebra da mesma.


É recomendado prensar as canecas de vidro ao ligar a prensa, quando ela ainda esta fria, proporcionando um aquecimento gradual e não colocar pressão excessiva na prensagem. O choque térmico ao resfriar também deve ser evitado.

A prensa utilizada para este teste foi a FreeSub Dupla Ação. Este modelo tem a peculiaridade de ceder sua estrutura quando pressionada, diferentemente das prensas comuns que tem uma estrutura mais rígida. No vídeo é possível ver a referida prensa ceder devido a dilatação da caneca. 




2 comentários:

  1. na verdade, uma pergunta? Preciso fazer sublimacao em TNT. Poderia me ajudar me dando dicas no processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola! o TNT convencional derrete ao receber o calor da prensa, porém a Inkmixx possui em seu catalogo um TNT especialmente desenvolvido para receber a Sublimação.

      Excluir