Pesquisar este blog

sábado, 14 de março de 2015

Processos de Termotransferência: Tempo, Temperatura e PRESSÃO


Sempre que falamos em termo-transferência, ou seja, em transportar uma gravura para outra base ou superfície, logo remetemos a relação: TEMPO, TEMPERATURA E PRESSÃO (TTP), pois o processo só se efetiva quando transferimos calor ao transfer por determinado tempo, estando o mesmo em contato com a outra superfície. Nesta postagem vamos entender afinal qual é relação da "Pressão" no processo de termo-transferência.
Pressão: termo utilizado em diversas áreas da ciência como uma grandeza escalar que mensura a ação de uma ou mais forças sobre um determinado espaço, ou uma força aplicada e distribuída em determinada área.

Pela definição acima vemos que a PRESSÃO guarda uma relação direta com FORÇA aplica, então podemos dizer que quando solicitado uma PRESSÃO ALTA para determinado transfer, será exigido uma "GRANDE FORÇA" aplicada a alavanca da Prensa Térmica, mas ainda temos a área (dimensões do transfer), que é outro fator que não podemos deixar de considerar.

Para ilustrar, veja uma comparação da mesma Força aplicado em duas Prensas de áreas diferentes. 


Considerando um peso de 100 Kg sobre uma Prensa de 20x30 cm, a pressão sobre a base é de 166 g/cm2... 


...e no caso de uma Prensa 40x50 cm, com o mesmo peso a pressão é bem menor, apenas 50 g/cm2. 


Afinal como calibrar a prensagem para Pressão: alta, média, baixa, média-alta, etc.... Vemos que é praticamente impossível determinar na "mão", mesmo por que cada pessoa tem mais facilidade de puxar a alavanca que a outra, o que para um homem é bem fácil de executar para uma mulher pode ser um esforço enorme na hora de acionar a alavanca no momento da prensagem.

Tecnicamente o modo mais adequado seria definir quantos kg/cm2 cada tipo de transfer exige, e cada prensa tenha um dispositivo para mediar a força aplicada na alavanca, mas sabemos que isso não está disponível. 
Nossa dica ou "macete" para saber se a Prensagem está adequada é prensar um filete de papel (10x2 cm) deixando uma ponta para fora da Prensa Térmica, e puxar este filete. Caso ele esteja bem preso e não se movimente, significa que as placas estão bem vedadas em toda sua extensão, garantindo um pleno contato entre o transfer e a base que vai receber a transferência, deste modo consideramos que a Prensa está pronta para o procedimento da Termo-Transferência 

2 comentários:

  1. otima explicação , muitos de meus amigos ou novos clientes tem duvidas sobre como realizar o processo de estamparia com sublimação de forma correta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conte conosco, aguardamos sugestões para novas postagens. Já temos muitas outras postagens no ar sobre o assunto e uma outra centena para postar, mas vamos aos poucos rsrsr. Aguarde novas e surpreendentes dicas nas próximas semanas.

      Excluir