Pesquisar este blog

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Canecas de Plástico Estampadas com Transfer Laser

As chamadas "canecas de acrílico" (canecas plásticas de baixo custo) tem se mostrado uma boa opção de mercado, uma vez que encontram um nicho não ocupado pela sublimação.




Para canecas de plástico o indicado é aplicação do transfer impresso com impressoras a Laser (toner colorido). Neste processo o Toner, que é um pó plástico muito fino, se funde ao plástico da caneca quando ambos atingem a temperatura de derretimento.


Para se obter as canecas estampadas é utilizado um transfer específico para impressoras Laser. Trata-se de uma papel com desmoldante que tem como finalidade liberar o toner que se funde com a camada superficial do plástico quando aplicado o calor e a pressão no momento da transferência.




Indicamos o transfer TX-Inkmixx, produzido pela Inkmixx para estampar canecas plásticas. Não são todas as impressoras Laser que tem toner compatível para serem utilizados em plástico, então recomendamos testes antes de adquirir sua impressora Laser para esta finalizadade.




Normalmente o tempo aplicado nesta transferência são bem menores aos usados na sublimação, pois os plásticos derretem facilmente.

Os plásticos mais comuns usados na fabricação de canecas são:
 Poliestireno (PS), Polipropileno (PP), ABS, Policarbonato e o Acrílico.
Mas como um leigo saberá reconhecer qual plástico está utilizando e qual o melhor para cada finalidade, abaixo explicamos isso:
  • Poliestireno (PS): Material normalmente transparente de baixo valor. Ao quebrar forma lascas pontiagudas. Material de baixa durabilidade e baixa resistencia a temperatura. 
  • Polipropileno (PP): Material maleável e muito difícil de quebrar. Normalmente em cores leitosas. Material inerte e muito utilizado em embalagem de alimentos. Também de baixo custo de produção. Possui resistência a aderência de tintas e também ao transfer, embora seja possível gravar sobre sua superfície. 
  • ABS: Material nobre e muito resistente a impactos. Normalmente em cores leitosas e com grande afinidade em receber o transfer Laser. As canecas feitas em ABS estampadas com transfer Laser tem grande durabilidade. 
  • Policarbonato: Plástico com alto valor agregado e muito resistente a impactos. Tem como característica ser mais resistente a alta temperatura. 
  • Acrílico: Material Nobre e normalmente transparente. Material durável e de alto valor agregado. Pouca disponibilidade no mercado de personalização devido ao seu alto custo. 

Tempo, Temperatura e Pressão

Para uma bom resultado na transferência precisamos de uma prensa térmica que se ajuste a curvatura e formato da caneca, sendo sua função aplicar o contato do transfer com a superfície da caneca, aplicando o calor necessário para a transferencia se efetivar. 

Caberá ao operador recorrer ao seu fornecedor para obter as referencias de transferência (TTP) e conhecer as “manhas” do equipamento que dispõe, pois muitas vezes uma determinada marca (ou modelo) de Prensa precisa de menos tempo que outra para transferir, pelo simples fato de ter mais potência e transferir o calor com mais eficiência. 

Quanto a Pressão aplicada, como vamos mensurar o que é uma pressão alta, média ou baixa?!! é muito subjetivo. Por hora basta entender que é necessário ter um bom contato entre o transfer e a superfície da caneca, o suficiente para a caneca não se “mover” sobre a cinta que a envolve, quando aplicada a força pela alavanca.


Prensa tipo ‘Meia Cana' 

Modelo ‘meia cana’ foi desenvolvido especificamente para gravar canecas e copos de plástico, chamados comumente no mercado de 'canecas de acrílico’, porém as canecas transparentes oferecidas no mercado são de Poliestireno (PS), material quebradiço de de baixo valor comercial. 

Neste modelo um apoio interno central (feito em Nylon) deve casar exatamente com o diâmetro interno da caneca que vai receber a transferência. Este desenho se dá para evitar a fácil deformação que é submetida a caneca de plástico quando aquecida.



O modelo apresentado na foto ao lado oferece a possibilidade de troca deste tarugo de Nylon em diversos tamanhos e diâmetros, além da resistência também poder ser ajustada as diferentes curvaturas. 


Prensa de Cilindro de Silicone Rotativo



A Prensa de cilindro de silicone rotativa, desenvolvida e destinada especificamente para canecas de plástico, tem se mostrado um modelo de grande versatilidade, uma vez que se adapta facilmente as diferentes curvaturas das canecas, copos e objetos curvos em geral.



Diferentemente dos modelos atuais onde a resistência é fixa, neste modelo um cilindro de silicone aquecido rotaciona transfere a temperatura para os objetos.



21 comentários:

  1. Posso usar qqr impressora laser para transfer em acrílico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recomendamos HP, OKI, Minolta. Não é qualquer toner que da aderência no plástico, portanto tem que testar antes.

      Excluir
    2. sim.. é a melhor maquina para esta aplicacao no momento no mercado.. recomendamos

      Excluir
  2. Eu assisti um vídeo de uma empresa que comercializa a Prensa de Cilindro de Silicone Rotativo acima. No vídeo é feito um transfer a Laser em uma squeeze preta. Sei que ele usou uma impressora a laser. Mas como pode ser feito este tipo de transfer em superfície preta. Se quiserem envio o link do vídeo para os senhores analisarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola! neste caso foi usado uma impressora OKI com toner branco, e a inkmixx também vai lançar em breve a maquina que grava com cilindro rotativo.

      Excluir
    2. Quando lançarão a giratória ?

      Excluir
    3. ela já esta pronta e esta em testes... mais alguns dias e avisaremos por email

      Excluir
  3. impressora da brother HL 4150 CDN SERVE PARA ESSE TIPO DE TRANSFER ?

    ResponderExcluir
  4. Onde encontro estas máquinas para comprar?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia as impressões em laser duram bastante ou soltam fácil? Vi em um comentário q a impressão com tinta sublimática não larga e a laser é bonita mas solta fácil. Quero comprar uma impressora para fazer transfer pra placas em ABS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A o transfer laser tem excelente durabilidade e aderencia, mas isso esta relacionado com varios fatores: toner usado, tipo de plastico da caneca e modo de aplicacao.

      Excluir
  6. VC tem curso on line? Preciso comprar uma impressora para imprimir em um um boneco plano injetado em ABS. Qual a impressora ideal? Marca e modelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola.. nosso curso on line é este próprio blog, porem temos damos consultoria para nossos clintes. Indicamos hoje a HP cp1025 e nosso transfer TX-Inkmixx para aplicar sobre ABS, e no caso voçe tambem vai precisar de uma prensa termica. Aguardamos seu contato pelo site www.inkmixx.com.br

      Excluir
  7. Queria saber se essa OKI com toner branco serviria para imprimir canetas escuras também?

    ResponderExcluir
  8. Então o toner branco fixa no papel transfer como qualquer outra cor. Porque pensamos em montar uma fábrica de brindes e penso em canetas, bonés e camisetas. Qual modelo desse fabricante tem toner branco e no tamanho A3. E os papéis usados nesses processos podem ser os mesmos ou cada produto necessita de um papel diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso já testamos nosso transfer TX-Inkmixx (fosco e brilho) na laser com toner branco e funcionou normalmente. A OkI tem maquinas A3 também, porem o preço é bem alto.

      Excluir
  9. trabalho com maquinas de corte a laser, recebo muitas encomendas de chaveiros com impressao em acrilico, qual a impressao q voces tem q imprimi em acrilico

    ResponderExcluir