Pesquisar este blog

sábado, 16 de junho de 2012

Papel para Sublimação: quais as diferenças e a melhor opção?

Muitos são os de tipos papéis usados para imprimir com tinta sublimatica jato de tinta, mas os resultados finais são bem diferentes. A intenção desta postagem é estabelecer um comparativo e explicar estas diferenças.

Um das propriedades químicas fundamentais para que a tinta tenha fluides nos micro dutos das cabeças de impressão e ter uma tensão superficial baixa

A Tensão superficial é um efeito físico que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica. A água é um exemplo de tensão superficial alta, assim se colocarmos uma gota d'água sobre um vidro veremos uma bolha, mas se colocarmos uma gota de tinta sublimatica sobre o vidro veremos que rapidamente ela se espalha formando uma mancha circular. Ou seja, se colocarmos a aguá mais pura  no cartucho ela não vai fluir nos micro dutos das cabeças de impressão. Já a tinta tem uma grande carga de produtos sólidos dispersos em seu meio mesmo assim flui mas cabeças sem causar problemas. 

Por ter a propriedade de tensão superficial baixa é que as tintas para jato de tintas em geral necessitam de papeis com algum tipo de tratamento, pois elas penetram nas fibras do papel tipo sulfite, que é muito absorvente. 

No caso da sublimação não é diferente, necessitamos de um papel tratado, ou resinado, que tem a propriedade de manter a tinta em sua superfície para posteriormente na transferência ter o maior aproveitamento da tinta.

De modo geral os usuários estão fazendo uso de 4 tipos de papéis: Sulfite, Monolúcido, papel Matte acetinado para jato de tinta e resinado especifico para sublimação (verso azul).

  • Os Papeis sulfite e Monolúcido são muito parecidos, apenas se diferenciam pelo fato de o monolúcido ter uma lado polido e menos poroso, mas isso não é suficiente para 'segurar' a tinta  inkjet na superfície. O monolúcido é indicado para sublimação com tintas sublimaticas off-set e serigráficas que tem uma consistência postosa. 
  • Papel Matte é para uso convencional em jato de tinta e tem um tratamento para se obter cores mais intensas, está entre o papel sulfite e o papel fotográfico, porém está vendo vendido como papel sublimatico, e quem compra leva gato por lebre.
  • O mais indicado é o Papel Sublimatico resinado (verso azul), pois foi desenvolvido para esta finalidade especifica. Ele mantém uma grande porcentagem dos sólidos (corantes sublimaticos) sob a superfície e que posteriormente na transferência daram cores intensas, um preto mais brilhante e também não vai grudar em alguns tipos de materiais resinados. 

Abaixo vamos fazer um comparativo prático e demonstrar as diferenças de resultados de cada tipo de papel na transferencia.

Utilizamos o arquivo abaixo como Padrão de nossa impressão.



Padronizamos a impressão seguindo a configuração abaixo:



A foto abaixo mostra o verso dos papéis impressos, sendo: Sulfite, Transfer Sublimatico resinado (verso azul), Papel foto matte.

clic na imagem para ampliar

O papel sulfite é absorvente a boa parte de tinta fica retida no seu interior. No papel sublimatico verso azul não vemos nenhuma sombra da imagem, pois seu tratamento mantem a tinta na superfície. Na ultima folha, papel matte, vemos uma leve sombra, pois o tratamento para jato de tinta deixa apenas uma pequena parte da tinta transpassar.

Transferência: 200 C, 30 seg, pressão média, sobre tecido 100% poliester (Elanca de alta gramatura)

clic na imagem para ampliar



54 comentários:

  1. Boa noite, estou usando as folhas de vocês e a imrpessora epson t1110, como faço para ajustar as cores com a impressora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no caso o ajuste de cores esta relacionado com a imagem, formato de arquivo, o tipo de papel selecionado no driver de impressão, etc.. a qualidade da tinta tb influencia , enfim falar de calibracao de cor é algo muito complexo.

      Excluir
    2. Carla bom dia,

      Também possuo esta impressora (t1110) e configuro a imagem em RGB (mantendo elas na qualidade de 300dpi). Estou satisfeito com os resultados que vejo aqui. Use camiseta 100% poliester com gramatura alta....bom, espero ter lhe ajudado.

      Henrique

      Excluir
  2. Tenho desse transfer sublimático resinado - verso azul, pergunto: de qual lado eu imprimo (do lado com pigmentação azul ou do lado branco desse papel?

    ResponderExcluir
  3. azul é o verso - imprimir do lado branco

    ResponderExcluir
  4. uso o papel azul também, mas depois da impressão fica com pontinhos escuros que são produzidos pelo puxadores de papel da impressora que fica na impressão e após transferir saem na camiseta.

    ResponderExcluir
  5. Tenho o mesmo problema!!!!!!!
    A minha impressora é a T33 e uso papel resinado (verso azul). Quando imprimo parece que alguma coisa risca a imagem formando um monte de pontinhos na vertical (4 fileiras) e sempre no mesmo lugar.
    E depois eles transferem para todos os produtos sublimáticos!
    Já me falaram que é por causa do papel resinado, que é para eu usar sulfite!!! É possível isso???
    Alguém sabe explicar pq????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível tirar algumas roldanas sem prejudicar a impressão. Procedi desta forma e funcionou. E use também modo impressão texto e imagem. Ajuda bastante!

      Excluir
  6. ola... estas marcas são roldanas que ficam na saída do papel. O papel sublimatico resinado, por ser um papel que nao absorve a tinta deixa estas marcas quando impresso qual muita carga de tinta. Para minimizar o neutralizar é necessário escolher o modo papel NORMAL no driver de impressão. Ao usar o papel sulfite as marcas desaparecem, porem as cores ficam muito claras e opacas na transferencia.

    ResponderExcluir
  7. Aonde consigo comprar bobina de 60cm deste papel verso azul?

    ResponderExcluir
  8. O esperto aqui, Imprimiu 20 Camisetas e vinte chinelos do aldo azul e achei que ficou bom, mas, vou fazer o correto agora e obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela explicação. Fostes um excelente professor. Gostaria de saber mais sobre a tinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. continue pesquisando nosso site, pois temos várias postagens com o tema tintas

      Excluir
  10. Por que as vezes o preto sai como azul na sublimação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. utilize sempre tintas de boa qualidade e procedência, papel sublimatico resinado e na hora de imprimir selecione no driver de impressão tipo de papel >matte<, nunca use papel >glossy<

      Excluir
  11. Estou começando, comprei os equipamentos e no primeiro teste não deu certo. Imprimi no lado branco do papel (verso azul), estou utilizando tinta sublimática, impressora nova, prensa na temperatura e tempo indicados, as canecas ficaram com as imagens bem apagadas, horríveis. Onde estou errando???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda temos poucas informações para poder dar um diagnóstico, é preciso saber modelo da caneca, tempo temperatura, etc... melhor falar com seu fornecedor.

      Excluir
  12. Esse papel resinado (fundo azul) estou usando em canesas brancas de 11oz porcelana classe AA, em que mais posso usar para ter bom resultado? tecido chinelo? cores claras escuras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... ele serve para todos os produtos sublimaticos

      Excluir
    2. Ola, voce esta tendo bons resultados com esse papel de fundo azul? se voce ja usou um papel transfer inferior, me responda se percebeu grande diferença, pois ja me disseram que o matte é melhor canecas... Se puder me ajudar agradeço...

      Excluir
    3. ola Vanessa... sim sempre recomendamos o papel de verso azul, pois ele sempre da bons resultados. No caso da cerâmica em particular você pode exceder a tempo aplicado sem danificar o produto e neste caso o papel matte compensa a diferença na transferencia, sendo que o mesmo não ocorre quando aplico no tecido, que tende amarelar com excesso de temperatura. Vale a pena você testar e tirar suas próprias conclusões, pois nossas postagens são resultados de testes práticos e servem de guia.

      Excluir
  13. ola, posso usar papel fotográfico glossy para fazer sublimeçao em camisetas, canecas, e foto produtos? tem algum risco?

    ResponderExcluir
  14. no caso o glossy não é recomendado, utilize somente papel sublimatico

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Estou com o mesmo problema das marcas da roldana. Já fiz de tudo, inclusive estufa para tirar umidade do papel mas nada adiantou. Tenho uma Epson T1110 eu fui orientado a retirar as roldanas, o que vocês aconselham? Vocês vendem alguma impressora A3 que não deixa marcas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aconselhamos retirar as roldanas, pois isso pode causar atolamento de papel. Para evitar ou minimizar este problema use no driver e desmarque o combo box

      Excluir
  16. Eu consigo imprimir em camisas de algodão?? ou só poliester mesmo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sublimação é somente para 100% poliester, salvo a caso de nossa camiseta de algodão exclusiva para sublimação

      Excluir
  17. Bom dia a todos,

    Depois de muito pesquisar, finalmente consegui resolver o problema do serrilhado na imagem. Sabe aquelas linhas com pontinhos que ficam na vertical quando se imprime a imagem? Tentei de tudo, substituí a tinta, coloquei o papel na estufa e nada. Pois é, nada mais é do que aqueles vários roletes metálicos dentados (no caso da Epson T1110) que ficam na saída da impressora e que puxam o papel que estão sujos. Através de um site, finalmente, encontrei a solução. Minha impressora é uma Epson T1110 e como tenho uma outra igual com a placa lógica queimada, resolvi retirar a barra de roletes dela e colocar na que estava pontilhando o papel. Para minha alegria, tudo voltou ao normal, impressão perfeita e utilizando papel sublimático. Não concordo com algumas pessoas que dizem que papel comum dá o mesmo resultado do sublimático. Na verdade o que suja os roletes não é a tinta e sim a resina que é própria do papel sublimático.Para finalizar, desmonte a impressora (dá trabalho, mas resolve) e retire a barra aonde estão presos os roletes dentados ou mande para um técnico para que faça o serviço. Em seguida coloque os roletes de molho em uma solução de Veja Multiuso com água ou no álcool puro (use álcool 46º). Deixe por algumas horas para amolecer a resina presa aos roletes, passe uma escova de dentes delicadamente em todos os roletes e espere que seque. Pronto agora você terá sua impressora como zero. Detalhe: quando voltar a pontilhar, repita o processo. É a única solução se você quer qualidade em seus produtos. Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou por aqui. Abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha impressora só fica serrilhado quando imprimo algo preto.

      Excluir
    2. isso ocorre por que no caso do preto a carga de tinta é maior

      Excluir
  18. Já comecei o projeto de fazer canecas várias vezes e várias vezes desisti por causa desse mardito pontilhado nas folha resinada(azul nas costas). O engraçado é que quando a impressora está nova tudo vai de boa, até camiseta A3 fica linda. Após usar algumas centenas, começa aparece esse pontilhados dus inferno! Comprei uma T1110 pensando que resolveria o problema e nada. Aí vai minha opnião... Já arranquei o rolete de uma T33. isso funciona. Pode enroscar a folha, mas se for com jeitinho e ficar olhando para a impressão. após alguns sustos vc se adapta. O problema é que imagens que vão até o fim da folha, fica borrado no final, justamente por faltar os roletes. Eu não vou fazer isso com uma impressora que custou quase 2.000 suados : ) Folha de sulfite não presta. Não percam o seu tempo. Papel mate? Engana trouxa, se não acredita, compra trouxa.... A resinada funciona quando a impressora está nova. Eu uso para pequenas coisas. estampas pequenas. se pensar em trabalhar com quebra cabeça, chinelo, etc e tal, que já usei tudo por aí, vc vai entrar numa fria tremenda. Resumindo o problema está nesse rolete dus infernu! Esses dentinhos que seguram a folha. Se arrancar pode gerar um problema. Se mandar para o técnico, em breve isso vai voltar. Ficar mudando configuração de impressora ajuda muito pouco pois a tendência é ir aumentando. Quem vive opinando sobre o assunto, gostaria que me dissesse como estampar 100 canecas de imagem full ou 100 camisetas sem manchar as imagens. Caso saiba como, vc retém uma informação que vale ouro! Tome cuidado ao comprar máquina de estampa e impressora como investimento. Quando o vendedor tira da caixa e te mostra funcionando é lindo, depois vc só se F*
    Antes de criticar minha critica, até técnico já disse na minha cara que esse problema é osso duro de roer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo ... sim tudo que você diz é verdade, nos somos especialistas em sublimação e sabermos deste problema e da dificuldade em resolver. Estávamos desenvolvendo um equipamento para acoplar na cabeça para que sobrasse ar e secasse o papel antes de passar nos roletes, mas ficou inviável. Mas vou te dar um dica sim, mantenha o papel sublimático em uma estufa (40 C) e use ele sempre quente na hora de imprimir, isso vai fazer a tinta secar antes de chegar nos roletes.

      Excluir
  19. Quero saber, se para estampar em tecido escuro 100% poliéster. Se o papel de resinado de fundo azul serve? Ou se tem outro especifico para tecido escuro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Skarlet!!! o papel resinado tem a finalidade de dar cores mais intensas e serve somente para tecidos claros, para tecidos escuros você terá que recorrer as bases de fundo branco.

      Excluir
  20. olá boa tarde ,vou iniciar no ramo e mesmo lendo várias postagens ainda me resta muitas dúvidas,afinal posso ou não sublimar em camisas escuras mas sem ter que ficar aquele quadrado do papel acho que OBM...eu teria que recortar o papel para que não ficasse um quadrado na blusa???esse tipo de impressão fica grosso ou plastificado?? e o transfer tem algum jeito de se trabalhar com ele sem ficar com aquele aspecto emborrachado??qual tamanho da prensa que eu devo comprar para trabalhar com camisetas tam gg...desculpa ..mas são tantas duvidas que ainda não consegui respostas...se puder me ajudar em alguma..agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... a sublimação é indicada somente para tecidos claros e para tecidos escuros tem que abrir mão de outros recursos, e o OBM é um deles, embora não seja o resultado ideal para vc, mas temos outras opções. No seu caso indico nosso Workshop, curso presencial onde damos todas as dicas. Para camisetas grandes recomendo a prensa 40x50cm.

      Excluir
  21. para fazer sublimação em caneco, o necessário mesmo é papel sublimatico, o papel sulfite não serve de maneira alguma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é possível usar papel sulfite para estampar produtos sublimaticos (inclusive canecas resinadas), porém papeis resinados são recomendados para se ter cores mais intensas e maior contraste

      Excluir
  22. ola comprei uma impressora l355 trabalho com chinelos no momento eu usava o papel transfer e chinelos com tecido mais comprei a resina sublimatica e o papel tambem mais imprimo e ao colocar na prensa a imagem nao fic sera q minha tinta não e sublimatica como faço para saber ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não recomendamos resinar borracha, pela nossa experiencia existem muitos problemas neste processo

      Excluir
  23. qual é o melhor papel para suplimacao em camisetas 100%algodao e qual a temperatura ideal e quantos segundos deixo na minha prensa.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sublimação é apenas para tecidos 100% poliéster e não existe papel transfer para sublimação

      Excluir
  24. Boa tarde galera, uso papel de fundo azul, tinta imp. e minha impressora epson t1110 deixa riscos das roldanas , alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. este é um problema que todos enfrentam... nos da Inkmixx preparamos um secado que elimina este problema - veja aqui http://www.inkmixx.com.br/impressora-sublimatica-l1300-nt-com-tinta-perfill1300-p1221

      Excluir
  25. Boa noite algumas vezes quando faço sublimação aparece Linhas de transferência no tecido .. eu corto o papel nas laterais para evitar a mancha que a impressora pode causar e mesmo assim fica marcado o corte do papel ... como posso resolver isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola.. estas marcas são normais, e você pode minimizar diminuindo um pouco a pressão e elas somem ao lavar o tecido.

      Excluir
  26. TENHO UMA IMPRESSORA L 220 E A PRENSA PARA SUBLIMAÇÃO DE CANECAS E COPOS. SENDO QUE QUANDO TRANSFIRO A IMAGEM SAI MUITA APAGADA E A TINTA NÃO SAI TODA DO PAPEL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recomendo você a usar o papel sublimatico e tintas da inkmixx

      Excluir
  27. Bom dia
    tenho a impressora epson xp400, ela serve para sublimação?

    ResponderExcluir
  28. Não gosto da textur e aspecto do tecido usado nas camisetas pretas, existe alguma impressora que pinte o branco e não precise usar aquele tecido?Se puder me explicar agradeço.

    ResponderExcluir