Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Passo a passo: Transfer Dark impresso com jato de tinta pigmentada

O transfer promove grandes vantagens na estamparia: resolução fotográfica, rapidez em baixas tiragens, etc.. mas quando quando precisamos estampar tecidos escuros surgem as dúvidas.

Vamos ensinar a estampar camisetas coloridas (tecidos sintéticos ou algodão) com o Transfer Dark para jato de tinta pigmentada.




Primeiramente indicamos o uso das impressoras Epson com tintas a base de pigmentos, pois são elas que garantem a fixação e durabilidade as lavagens.

O Transfer Dark tem seu verso quadriculado em azul, então vamos imprimir do lado branco, mas atenção NÃO ESPELHAR A IMAGEM COMO NOS TRANSFER PARA CAMISETAS CLARAS, imprimir a imagem normal.


Em seguida temos que recortar o contorno. É altamente recomendável a utilização do plotter de recorte para esta finalidade, pois com este equipamento se consegue riqueza nos detalhes e precisão nos contornos.

demonstração de recorte com plotter silhouette


O Transfer Dark é um filme branco bem fino e deve ser retirado de sua base com muito cuidado para posteriormente ser transportado ao tecido para será prensado.




Posicione o filme do Transfer Dark sobre o tecido e cubra com a manta de teflon*, em seguida prense: 180C, 20 seg, pressão alta.


Abra a prensa com cuidado (sem fazer vácuo), espere esfriar e retire o teflon com cuidado.

*manta de teflon: filme durável anti-aderente muito usado como acessório no processo de transferecia. Disponível para venda em nossa loja virtual


95 comentários:

  1. eu poderia usar tinta sublimática no transfer dark em camisas 100% poliester?

    ResponderExcluir
  2. para o que este fim que voce deseja use o OBM - veja neste blog uma postagem sobre OBM

    ResponderExcluir
  3. Amigos, eu uso o transfer Dark Paper A4,para jato de tinta, e a temperatura ideal e com melhores resultados é 165 graus por 10 segundos, e a proposito uso em camisas de algodão e tambem nas camisas de PV e polyester com otimos resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou começando agora e quebrando a cabeça com essas diferenças...Sem falar nas informações sempre confusas.

      Excluir
  4. Ola qual a diferença da tinta pigmentada e da sublimatica eu não posso usar o dark com a tinta sublimatica e se eu precisar usar tenho que ter duas impressoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola - sim neste caso tem que ter 2 impressoras , uma para cada tipo de tinta e aplicacao. O Dark é para impressao direta com tinta pigmentada somente.

      Excluir
  5. esse modo de impressão é para todos os papeis dark de qualquer marca

    ResponderExcluir
  6. para vc usar com tinta sublimatica indicamos o OBM

    ResponderExcluir
  7. cada fabricante deve indicar o melhor mode de impressão para seu produto

    ResponderExcluir
  8. Queria saber como seria realmente o resultado final.

    Tenho reparado que os transfer dark deixam a imagem fosca. Fica muito chalado e artificial.


    O que eu poderia fazer para deixar um brilho?

    vi uma vez que poderia prensar uma segunda vez com uma folha de silicone em cima. Verdade isso?

    Aguardo a resposta.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta é a característica deste transfer - para vc ter cores intensas tem que partir para o dark para laser

      Excluir
  9. olá gostaria de saber se existe outro transfer ou outro papel que não deixe a estampa emborrachada, pois estou trabalhando com camisetas de bandas e as estampas emborachadas não agradam muito, tem algum papel que deixe mais natural? sem auto-relevo, e sem contorno na imagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o transfer mais 'avançado' para camisetas escuras é o wow, mas é muito caro. Outra alternativa tb muito boa é o dark para laser.

      Excluir
  10. olá, eu ja trabalho com sublimação e gostaria de estampa em camisa de algodão, mas com a mesma qualidade da sublimação, do que preciso? qual a melhor impressora e qual o melhor papel indicado.
    O papel OBM eu posso imprimir com a impressora sublimatica? e fazer o tranfer em camisas de algodão. AGUARDO RESPOSTA. OBRIGADO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente do jeito que voce esta imaginado não é possível, pois sao 2 tipos de tecidos distintos. Para algodão temos o transfer para tinta pigmenta, que tem uma qualidade muito boa, mas tem um toque levemente emborrachado. O OBM é recomenda para algodão cores escuras, mas ele não é paras ser impresso e sim serve de base e depois transfere com sublimação sobre ele. Veja o tutorial completo em nosso blog.

      Excluir
  11. Bom dia!
    Parabéns pelo post! Se puder me ajudar nesta dúvida: Sobre o transfer light para algodão, com tinta pigmentada, o resultado final em camisetas brancas de algodão pode ser considerado pior do que a estampa por sublimação em 100% poliéster? A cor fica menos viva e a estampa mais grossa, emborrachada e com menor durabilidade que a sublimada?
    Ouvi dizer também que se forma uma película no tecido, no tamanho do papel transfer. É isso mesmo? Uma plotter resolveria este problema para estampas com letras/frases ou seria melhor recortar à mão ao redor das letras?
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estampa em transfer para algodão com tinta pigmentada e o transfer sublimatico sobre 100% poliester são dois universos opostos e não devem ser comparados. No caso do poliester a estampa fica sem `toque`por que a sublimação é vaporizada sobre o tecido. No transfer para algodão um filme (película) ancora a tinta pigmentada e serve de suporte de transporte e fixação sobre as fibras naturais. Realmente será percebido que foi sobreposto uma camada que não pertence ao tecido, mas é bem aceitável a sua utilização. O ideal é que se recorte os contornos, como foi sugerido na postagem acima, e a utiizacao de um plotter de recorte vai possibilitar um contorno harmonioso.

      Excluir
  12. Olá gostei de todas dicas resolvidas e gostaria de tirar esta dúvida:
    Posso usar es impressora Colorida OfficeJet Pro K8600 Qualidade Laser - HP, para imprimir em trasfer Dark ao invés da Epson que entope se não tiver uso diário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criou um mito que a Epson entope, pois eu te garanto que isso não é verdade, basta voce usar corretamente e o mais importante, com tintas de procedencias. A Epson com tinta pigmentada ainda é a mais recomendada, mas há quem use alguns modelos de HP com tintas pigmentadas, mas o segredo sempre esta na tinta, inclusive nas HPs.

      Excluir
  13. Boa tarde.
    Qual a melhor tinta pigmentada para epson com bulk? Quero fazer transfer com camisetas 100% algodão mas não sei qual a melhor tinta.

    Att.

    Leonardo

    ResponderExcluir
  14. Amigo é minha primeira vez no blog, que por sinal está muito bem elaborado, tenho uma dúvida, no caso de sublimação de imagens brancas em camisas escuras (ex, aquela do casal escrito Game Over), como esse processo é feito!!??

    Obrigado e parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se voce for usar somente letras e contornos indicamos o filme de recorte, veja nossa postagem http://oxxdaquestaoinkmixxresponde.blogspot.com.br/2012/11/filmes-de-recorte-siser-com-efeito-em.html - você vai precisar de um plotte de recorte e dos filmes, temos excelentes produtos a sua disposição em nosso site. Conte conosco.

      Excluir
  15. o papel dark para impressora a laser, o procedimento é o mesmo? e pode se usar em camisas de poliester preta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim ... analogia é a mesma, porem o papel é especifico para laser. veja em nosso site o colorprint pu uma excelente alternativa em termos de qualidade.

      Excluir
  16. em questão de qualidade o que fica melhor, no poliester escuro, transfer dark a laser ou obm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sao produtos diferentes com acabamentos diferentes, então acho melhor você testar e ver qual fica melhor para seu gosto.

      Excluir
  17. Eu POsso Imprimir os transfers para Algudão q usam tinta Pigmentada com Titan Corante?

    ResponderExcluir
  18. Olá meu nome é Vanessa
    minha impressora (jato de tinta) é hp deskjet 2000 j2010 series existe tinta pigmentada para ela?
    e minha outra duvida é em relação a imagens brancas...
    a imagem que escolhi é um circulo branco com desenho no meio...
    o circulo vai aparecer normal ou só o desenho q vai aparecer?
    Sou completamente leiga nesse assunto
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde,

    Meu nome é Fernando e eu gostaria de saber se toda em impressora Epson jato de tinta pode usar tinta pigmentada.
    Tenho uma L355, posso usar a tinta pigmentada nesta?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a L355 aceita tinta pigmentada, porém caso sua impressora esteja carregada com tinta corante nao pode ser misturada com tinta pigmentada - se caso vc misturar as tintas danificará sua impressora

      Excluir
  20. olá! parabéns pelo blog,muito esclarecedor.Gostaria de saber se todo transfer de tinta pigmentada fica com aspecto emborrachado ou só os tecidos escuros? E a sublimaçao tambem fica emborrachado?só posso fazer a sublimaçao em tecidos 100% poliester? algodão não? obrigada.

    ResponderExcluir
  21. estou com uma duvida cruel, pretendo comprar um equipamento para impressao em camisetas de algodao, uma micro empresa só pra camisetas. quanto a impressora ja me disseram varias coisas que seria bom a Konica minolta a laser e outros que a A impressora indicada para este trabalho é a impressora Epson® de qualquer modelo, adaptada com sistema de bulk-ink e usando a tinta pigmentada.
    Qual seria a mais indicada. E no caso se eu quiser incluir,chinelos, canecas e mouse-pad( teria que ter uma impressora com tinta sublimatica ou poderia usar uma das citadas tb?
    muuuuuuuuuitas duvidas? se me ajudarem com essas meio caminho andado.
    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola ... realmente existem muitas opcoes hoje, mas a sublimacao tem sido a preferida do publico em geral pela sua versatilidade, inclusive temos camisetas de algodao para sublimacao (exclusivo inkmixx), no mais voce deve continuar pesquisando para se sentir seguro qual o melhor caminho.

      Excluir
  22. Adquiri uma impressoa HP, ja adquiri o transfer dark, vou trabalhar somente com camisetas brancas, devo espelhar as palavras?
    Obrigado, aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo.. desculpe mas esta tudo errado.. não indicamos a impressora HP , não se deve espelhar o Dark e para camisetas brancas deve-se usar o transfer light. Veja em nosso site. Obrigado

      Excluir
  23. Prezados,
    Boa noite!
    Estou com problemas com o transfer dark para algodão. Imprimi com tinta pigmentada, mas depois que estampo fica com umas marcas pretas (rajadas) como se a estampa não tivesse efetivamente passado para a camiseta (100% algodão). Segui todas as instruções que achei no blog mas mesmo assim fica com a imagem ruim. Vocês podem me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. melhor tirar uma foto e enviar para nosso email... obrigado

      Excluir
  24. Olá,
    Boa Tarde!

    Eu mandei imprimir uma figura com transfer dark, e as duas vezes que tentei colocar na camisa.. a parte branca da figura saiu cinza e toda riscada.
    Você saberia me explicar o porque?

    E mais uma dúvida, para eu poder colocar o transfer dark na camisa preta
    Eu tenho que deixar a camisa esquentar uns 5 segundos, depois deixar o transfer esquentar também, para depois coloca-lo na posição correta e o teflon por cima? Igual fazemos nos transfer normal? Ou é só colocar o transfer na camisa, botar o tempo correto e prensar? Sem precisar esquentar antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana...eu preciso ver a imagem para poder opnar, voce poderia enviar uma foto para nosso email (inkmixx@gmail.com). Quanto ao modo de prensar: prense a camiseta por 5 seg, isso vai eliminar a umidade, aguarde alguns segundos esfriar o tecido e apenas coloque o transfer sobre sobre o tecido, cubra com teflon (ou papel manteiga) e prensar.

      Excluir
  25. Bom dia, Gostaria de saber se e verdade ou mito,li em uma postagem que,a t50(epson) que tem 6 cores,não e bom para fazer impressão com tinta pigmentada,pois eu também vou usa-lá para fotos e convites,e mesmo foi falado que só ficaria boa se fosse com 4 cores,então descartando a t50 que tem 6 cores, eu já comprei e nem usei,pois tenho uma l355 com sublimática e pretendo trabalhar com vários produtos de impressão. por favor me ajude.pois já gastei muito.obrigado e parabéns... meu e-maiol e bybacana@msn.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... no caso o que ocorre, e não te explicaram tecnicamente, é que tintas corantes são 'quentes' e tintas pigmentadas são 'frias', e como a foto tem que sair com cores balanceadas cada impressora vem carregada em seu driver de impressão com uma calibração de cores. Resumindo: quando voce usa tintas pigmentadas em uma impressora corante as cores ficam distorcidas e no caso a T50 é corante. O mesmo ocorre com a tinta sublimatica, pois as cores serão mais fieis quando usadas em impressoras fabricadas para tintas pigmentadas.

      Excluir
  26. Boa noite
    Para transfer em algodão com maior durabilidade, você indica impressora laser ou com tinta pigmentada?

    ResponderExcluir
  27. ola, tenho interesse em trabalhar somente com tecido algodão, a impressora a laser é melhor que a jato de tinta?, a konica minolta 1600 seria uma boa opção?, preciso de um plotter ou posso compra-lo posteriormente?, obrigado...inkmixx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... nao recomendamos laser ... a melhor opcao é a roland bn-20, também oferecemos em nosso site camiseta de algodão para sublimacao (produto exclusivo)

      Excluir
  28. Prezados,

    Gostaria de saber qual a temperatura, tempo e pressão indicados para transfer light, usando tinta pigmentada.

    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja tutorial aqui http://oxxdaquestaoinkmixxresponde.blogspot.com.br/2011/08/passo-passo-transfer-para-camiseta-100.html

      Excluir
  29. Boa noite, no caso de fazer estampa com transfer em camiseta de algodão, mas a estampa bem detalhada, após recortar no plotter e depilar existe uma maneira, tipo uma máscara de transferência pra não precisar montar o desenho todo na camiseta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao indicamos o uso de mascara de transferência e o corte deve ser feito de um desenho unico

      Excluir
  30. oi, Boa noite! gostaria de saber se para fazer capinhas de celular a melhor tinta seria a pigmentada?? eu tenho uma impressora epson tx 135. A chapa que eu vou transferir a arte é de metal. Portanto, gostaria de saber se a melhor tinta é a pigmentada ou a sublimatica?
    Aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  31. Ola! Observei no vídeo que existe uma segunda impressora. Como ela se chama, qual a função e onde podemos encontra-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trata-se de um plotter de recorte, ele tem a função de recortar a estampa

      Excluir
  32. Ola! Estou para fazer compra de uma impressora para transfer, e quero saber qual modelo apresenta maior qualidade e durabilidade? E também plotter de recorte, ele funciona bem no corte?
    Alguém pode me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. indicamos a epson T1110 e o plotter silhouette Cameo, excelentes maquinas. Visite o site www.inkmixx.com.br

      Excluir
  33. Olá, tenho uma loja de camisetas personalizadas, trabalho apenas com sublimação em camisetas BRANCAS, canecas e mouse pads, meus cliente me pedem muito camisetas coloridas, tenho uma impressora L355 epson com tinha sublimática, e uma prensa para tamanho A4, o que você me indica para fazer camisetas pretas? Obm e plotter de recorte seriam uma boa? O Silhouette Cameo recorta bem o Obm?
    Qual o valor aceitável que poderia vender uma camiseta preta feita com obm e plotter?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida a Silhouette é uma excelente ferramenta para camisetas coloridas, com ela você pode recortar OBM e filmes Siser. Visite neste blog e veja mais informações.

      Excluir
  34. OI TO NA DUVIDA , PODERIA ME DIZER O QUAL FICA MAIS NATURAL O OBM OU TRANSFER DARK, GOSTARIA DE COMPRAR DE VOCÊS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... no caso ambos em um `toque` , para tecidos escuros isso é normal

      Excluir
  35. Bom dia, parabéns pelo excelente site e matérias e conteúdos!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida:
    Qual é a maior durabilidade de aplicação em camisas de algodão?
    - Impressão com Epson e tinta sublimática + OBM.
    - Impressão com Epson e tinta pigmentada + Transfer

    Qual é o melhor acabamento?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Rogerio... nos recomendamos o OBM com sublimatica - você também pode recortar o OBM com plotter de recorte

      Excluir
  36. olá posso utilizar o transfer dark em tecido 100% poliéster preto? Ou o dark só é indicado pra 100% algodão? se for, qual papel eu utilizo, e qual tinta é utilizada pra transfer em tecido 100% poliéster preto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Dark e o OBM não dão boa aderência no poliester e no caso tem que ser testado caso a caso, dependendo do tecido dá mais ou menos aderência. Indicamos para melhor resultado sobre o poliester o filme de recorte Siser que esta disponível em nosso site.

      Excluir
  37. MAIS A QUALIDADE E DURABILIDADE DO FILM DE RECORTE É BOA, NO SENTIDO DE QUASE EXCELENTE?

    ResponderExcluir
  38. Amigo quero saber como limpa a chapa da minha prensa?
    quando eu vou sublimina uma camisa branca a outra estampa anterior aparece e suja a camisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aguarde esfriar e limpe com um pano seco, porém utilize uma folha de teflon sobre o transfer nas próximas transferencias, assim não tem perigo de sujar a prensa.

      Excluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. sim, o plotter é ideal para eliminar as marcas e deixar um corte preciso, recomendamos a ploter Cameo

    ResponderExcluir
  41. Posso usar o papel transfer dark em camisas de poliester preta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é possível, porém recomendamos testes antes da produção e venda. Cada tecido tem um acabamento e aderência diferente.

      Excluir
  42. Boa noite, estamos com um projeto de estamparias sendo que temos em vista camisas de bandas de rock, anime e games, ou seja só iremos trabalhar com camisetas pretas, sendo que todo site de produtos que engramos para compra não nos da uma explicação exata qual impressora usar, papel ou tinta, creio que o tranfer dark não seria apropriado, MAS qual impressora uso e o papel, podem nos ajudar dando uma DICA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nanda, a postagem a cima tem todas as possibilidades disponíveis no mercado atual e você deve pequisar qual atende sua demando custo/beneficio.

      Excluir
  43. Olá, tenho uma impressora Epson T1110 com tinta pigmentada e estampo camisetas 100% algodão, pelo que andei lendo é uma das melhores para trabalhos "amadores". Fiz algumas camisetas com o transfer Bright, o para tecidos claros na primeira lavagem já era e o dark resistiu a umas 5 mas já está dando uns pequenos indicios de que irá rachar. E outra coisa, o dark da um aspecto dá uma impressão de um adesivo colado na camiseta e não de estampa mesmo. Existe alguma maneira de eu me livrar desses problemas ? Talvez seja o papel, em todos os fóruns que entrei falam que esse Bright é de qualidade ruim e de baixa durabilidade. Qual seria o papel mais recomendado para uma estampa em alta qualidade ? Se puder me dar mais de uma opção seria ótimo. Desculpe tantas perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um transfer de extrema qualidade e profissional é o colorprint pu da siser - mas voce vai precisar de um ploter solvente com recorte - veja aqui mais dicas http://oxxdaquestaoinkmixxresponde.blogspot.com.br/2011/11/como-estampar-camisetas-coloridas-e.html

      Excluir
  44. Bom dia! Eu tenho uma epson T1110 com tinta pigmentada e trabalhando com 100% escuro as estampas estão ficando descocadas e com falhas quando pressadas. Você tem ideia do problema que esta acontecendo? Estamos seguindo os seguntes passos 1 - imprimimos com qualidade fotografica e recortamos as bordas com a sillhoette 2 - pré aquecemos o tecido por alguns segundos 3 - posicionamos o transfer no tecido e cobrimos com uma folha que vem com o pacote de papel (lado brilhante para baixo em contato com o transfer) e por cima colocamos o teflon 4 - prenssamos com a temperatura de 180° por 18seg. Você pode m ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode estar relacionado com a qualidade da tinta ou com o modo de impressão utilizado. Utilize somente tintas de qualidade e use a opção de papel matte no driver de impressão.

      Excluir
  45. boa tarde. Eu tenho uma impressora epson l800 com as tintas originais pigmentadas. Da para trabalhar com essa tinta ou preciso trocar para alguma especifica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a informação que eu tenho é que a L800 original é corante, portanto ela sai com a lavagem

      Excluir
  46. Qual é a espessura desse transfer depois de passado para a camiseta? Como é o toque?

    ResponderExcluir
  47. Boa noite!!
    Eu efetuei a compra de transfer Dark e Lighte na loja de vcs e seguir exatamente como manda as orientações postadas no campo X da questão no site da Inkimixx.
    Sendo que o transfer Light soltou os pedaços na lateral com os 15 segundos sugeridos e a temperatura de 180 graus e o Dark ficou cinza no lugar do branco e o colorido extremamente opaco.
    Os meus materiais são de ótima qualidade, a minha impressora é a Epson L1300 e a minha prensa é a Eli600 da Metalnox.
    O transfer Light ficou bom depois que eu aumentei o tempo da máquina para 20 segundos ao invés de 15 mas o Dark não teve jeito.
    O que pode ser feito para transfe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola.. no caso sempre é necessário adaptar as suas circunstancias etc.. qual o tipo de tinta voce esta usando?

      Excluir
  48. ola entao nao posso usar o Dark com impressora lazer

    ResponderExcluir
  49. ola amigo por favor mim ajude quero estampar chinelos tenho uma impressora hp 8600 jato de tinta com tinta pigmentada com esta impressora consigo imprimir em papel transfe para decora meus chinelos aguardo respostas e muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... esta impressora não é recomendada para estampar chinelos

      Excluir
  50. Boa tarde eu posso imprimir no papel dark com tinta sublimatica?

    ResponderExcluir
  51. Boa noite, li suas dicas e gostaria de saber mais sobre impressao em power film na laser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... o filme de recorte powerfilm não pode em hipótese alguma ser usado em impressoras laser

      Excluir
  52. Olá, sou iniciante nesse ramo de estampas e estou com um problema. Tenho uma impressora epson L356 e comprei papel dark e tbm tintas pigmentadas, mas quando eu tento imprimir no papel dark a tinta fica muito úmida e no seca. Ja tentei de tudo e nao sei mais o que fazer. Sera que o papel é de ma qualidade? Quando eu comprei essa impressora ela veio com tinta sublimatica. Eu retirei toda a tinta e substitui pela pigmentada. Isso pode estar afetando na hora de imprimir no dark?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá... a fato de não secar esta relacionado com o tipo de papel Dark (qualidade) e não a troca da tinta. Envie email para nossa equipe tecnica para melhores esclarecimentos.

      Excluir