Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Feito no Espaço !!!! Impressora 3D chega a Estação Espacial Internacional



Em setembro, a nave comercial SpaceX Dragon decolou carregando algo nunca levado ao espaço: uma impressora 3D. A primeira máquina capaz de criar objetos em órbita – um enorme avanço para a exploração espacial.




A ideia de fabricar coisas no espaço é praticamente tão antiga quanto a própria ideia de viagens espaciais. No entanto, levar objetos para fora do planeta consome uma quantidade notável de combustível – o custo é exorbitante até mesmo para componentes pequenos. Portanto, uma máquina que pode fabricar ferramentas, peças e até mesmo estruturas em órbita é muito atraente. Mas esta não é uma impressora 3D comum: foram anos para se desenvolver uma máquina que passasse pelas rigorosas inspeções de segurança da NASA, e que funcionasse em gravidade zero.



Agora que a impressora chegou à ISS e foi colocada em algo chamado de Porta-Luvas Científico em Microgravidade: um local onde experimentos podem ser realizados em ambiente de microgravidade. Lá, a máquina irá imprimir objetos usando plástico ABS – o mesmo material presente em impressoras comuns da MakerBot, por exemplo.



“É um marco para a humanidade”, diz Aaron Kemmer, CEO da Made In Space, em um comunicado à imprensa. “Pela primeira vez na história da nossa espécie, nós vamos fabricar ferramentas e hardware longe da Terra.” Projetos como este são um vislumbre dos enormes avanços que a impressão 3D pode trazer



Nenhum comentário:

Postar um comentário