Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

Como resetar o chip dos cartuchos recarragáveis (Bulk Ink) Epson

Atualmente os cartuchos das impressoras e plotters Epson utilizam chips que indicam o seu nível de tinta. Este recurso foi lançado pelo fabricante com a finalidade facilitar a vizualização do nível de tinta pelo usuário, assim ele sabe quando está na hora de trocar o cartucho.

Com o advento do sistema de alimentação contínuo (Bulk Ink) se fez necessário o desenvolvimento de um chip que pudesse ser reutilizado, também chamado de chip full

 UM AVISO NA TELA DE IMPRESSÃO INDICA QUE O CHIP DEVE SER RESETADO E TAMBÉM UMA LUZ VERMELHA ASCENDE (GOTINHA) NO PAINEL DA IMPRESSORA  


Existem 6 tipos de chips resetáveis:

reset automatico
chip combo
auto reset
reset com reseter
chip reset conjugado
eletronic chip

Reset Automatico: não há necessidade do usuário fazer qualquer o operação, pois assim que o nível apresentado na tela der como cartucho vázio automaticamente ele é elevado para 'cheio'. exemplo: C82, 1400, C87

Chip Combo: possui um botão que deve ser acionado assim que o nivel na tela avisar que o cartucho esta vázio, ou a luz da 'gotinha' no painel da impressora ascender. Para proceder com o reseter basta apertar o botão da gotinha até o carro de impressão estacionar na possição de troca de cartuchos, aoerte o botão acima dos cartuchos, em seguida aperte novamente o botão da gotinha. Aguarde a impressora efetuar a limpesa e esta resetado. exemplo: T33, T50.




Auto Reset: basta o usuário retirar e recolocar o cartucho na impressora. Neste caso a impressora vai 'entender' que o cartucho foi trocado e retorna com o nível cheio como se fosse um cartucho novo. exemplo: R290.

Reset com Reseter: o reseter é um pequeno aparelho que grava no chip novos dados. Neste caso o cartucho deve ser retirado da impressora ou plotter e colocado em contato com o aparelho reseter para que receba a regravação de nivel cheio. Algumas impressoras e plotters possuem um taque de residuos onde é despejado os residuos de tintas resultantes da limpesa das cabeças de impressão, e estes tanques também possuem um chip que pode ser resetado com um reseter espefico para este fim. exemplo: plotter 7700, 7880, 9600.


Chip Reset Conjugado: neste caso existe uma combinação entre o chip reprogamavel e o chip original do cartucho. Estes dois chips são montados no cartucho recarregavel ligados fisicamente por contatos eletricos, de modo a interagir entre si. exemplo: 3800, 3880, PP100, B300.

 
Eletronic Chip: nova modalidade de chip que funciona ligado a um circuito eletronico e uma fonte de alimentação externa. Na fonte externa (caixa azul) também deve ser conjugado o chip do cartucho original. exemplo: T25, TX125, T42.


primeiros modelos

modelo modernizado


Importante lembrar que no caso do sistema de alimentação contínuo o nível apresentado na tela pelo chip full não corresponde a quantidade de tinta presente nos cartuchos recarregávies ou reservatórios.

51 comentários:

  1. Tenho uma impressora epson stylus t40w com cartuchos recarregaveis com chip full,onde quando se precisa recarregar a impressora ascende a luz de tinta, mas quando tiro o cartucho para colocar tinta o nível da tinta está ainda em 50%, gostaria de saber como resolver esse problema, se puder me ajudar agradecerei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. correto seria ao retirar o cartucho e nível voltar a 100%, no caso você deve entrar em contato com o seu fornecedor , pois ele deve ter maiores detalhes - nos na trabalhamos com este modelo de bulk

      Excluir
  2. eu tenho uma epson tx135 e gostaria de sebaer qual o chip dela!!
    Des de já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o chip do cartucho vem acoplado no bulk ink espeficio para cada modelo, entao pesquise, bulk ink para TX135

      Excluir
  3. Tenho uma impressora T42WD Epson ela não tem o chip de reset, qdo acaba a tinta dos cartuchos, eu tiro e recoloco, mas ela continua com o botão da gota aceso e avisando que não tem tinta, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se você estiver usando cartuchos originais isso significa que você tem que substituir os cartuchos por cartuchos novos. Temos a opção do bulk ink, que é uma recarga continua.

      Excluir
  4. Tenho um Bulk ink mas sem o botão reset, e quando acaba a tinta, fica acessa a luz da mesma, mas não tem como resetar pois no chip que colocaram não veio o botão reset... o que devo fazer? Grato!

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma Epson Stylus TX430 W, possui o Bulk ing e com o botão de RESET, o aperto e solto, mas só aparece no visor: Cartuchos de Tinta não reconhecidos.O que fazer para as tintas serem reconhecidas.

    ResponderExcluir
  6. Tente por e tirar os cartuchos como se fosse trocar os cartuchos, tente limpar os contatos. Se não der certo terá que trocar o chip.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma epson T42WD que depois de algum tempo usando recarregáveis, passou a rejeitá-los, a luz vermelha pisca direto, mas com os cartuchos originais funciona normal. Que será? Desde já, obrigado

    ResponderExcluir
  8. seu chip deve ter queimado , providencie a troca

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!!!
    Eu tenho uma Epson T42WD com bulk ink. Imprimi várias folhas e sairam certinho, porém, num determinado momento parou de imprimir a cor azul. Os vidros estão cheios, já fiz limpeza dos cabeçotes, alinhamento e nada resolveu. Coloquei os cartuchos originais para testar e imprime normalmente as 4 cores. Já fiz o reset no bulk ink (o meu bulk ink é igual ao último modelo que vc postou aqui). O que pode estar acontecendo???
    Obrigada!!!
    Janaina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Janaina... veja nossa postagem http://oxxdaquestaoinkmixxresponde.blogspot.com.br/2011/03/entupimento-nas-cabecas-de-impressao.html acompanhe item por item - o mais provável no seu caso é o item 1

      Excluir
  10. tenho uma T42WD ela estava imprimindo certo hoje quando fui imprimir que liguei ela , ficou com a luz da gotinha acesa mas no monitor ta aparecendo um X vermelho so na parte da tinta preta. O que está acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve resetar o chip diretamente no botao de reset, ou por e tirar o cartucho, simulando uma troca. Outra alternativa é limpar os contatos, caso não de certo vc tem que trocar o chip.

      Excluir
  11. Obrigado Funcionou esse Reset Combo de Chip funcionou Valeu mesmo pelo video Deus abençoe

    ResponderExcluir
  12. ja resertei e continua sem reconhecer o cartucho avisando que tenho que trocar o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. limpe os contatos, se nao der certo troque o chip por um novo

      Excluir
  13. eu tenho uma epson tx 220 ja apertei o botão reset e mesmo assim não carrega e não funciona o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. retire o cartucho , limpe os contatos e recoloque na maquina

      Excluir
  14. Olá Boa noite tenho uma epson stylus tx 123 como o bulk ink no ultimo exemplo, ela estava funcionando normalmente, depois mostra que a cor azul esta faltando, aperto o botão da gotinha e reseto ela no botão do bulk ink, ela volta ao normal, mando ela imprimir, imprimi até o meio da folha e da o mesmo erro, normalmente é da cor azul ou todas as cores, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. limpe os contatos usando um cotonete com alcool, veja se esta tudo em encaixado e com bom contato, troque a pilha e se caso persistir leva a um tecnico especializado

      Excluir
  15. Por favor , a minha Epson T42WD com bulk para sublimação está imprimindo em tons mais avermelhados, já efetuei verificação dos jatos (não fica uma impressão bem visivel, mas aponta que estão bons) efetuei limpeza de cabeçotes, alinhei cabeçotes e nada...para testar usei papel fotografico e papel comum (sulfite)...e em nenhum deles a foto expressou a realidade de cores..sempre destacando tons avermelhados... Pode me indicar o que pode ser feito? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... é muito dificil avaliar sem esta presente, mas a qualidade da tinta , a imagem com cores desbalanceadas e a escolha do tipo de papel no driver de impressão são os elementos mais comuns de distorções de cores.

      Excluir
  16. Olá amigo, tenho uma impressora EPSON T42WD, COM BULK, ela precisa de um reset como faço isso?

    ResponderExcluir
  17. Waldeck Maffra
    Olá amigo; tenho uma impressora Epson WF 3012 com BulkInk adquirida a muito pouco tempo e estou tendo frequentes problemas de não reconhecimento dos cartuchos. Assim que fui instalar, foi o Magenta que era reconhecido de jeito nenhum - após infinitos tira e coloca consegui resolver. Semana passada o Magenta pifou de novo e acabei não produzindo diversos trabalhos. A assistência me orientou efetuar o resset do chip - simples não? Além disso me instruiu efetuar impressões pelo menos duas vezes por semana. Deu certo. Hoje foi o Yellow; já efetuei o reset diversas vezes, passei borracha nos contatos - do chip e da impressora, deixei a impressora desligada e, nada. Não sei mais o que fazer!!! Estou perdendo a confiabilidade no equipamento. ...e por histórico dizem que as tintas que dão mais problemas são a Magenta e o Cyan, o que me leva a crer que terei mais problemas em breve. Por favor, consegue me ajudar? Não tem ninguém na assistência técnica hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao confundir falha de chip com falha de impressao. veja se a pilha do seu chip esta bem carregada, se persistir troque o chip e use somente tintas de boa procedencia.

      Excluir
  18. Olá, primeiramente parabéns pelo blog;segundo, poderia me tirar uma dúvida? Comprei um Bulk (chip combo) para minha Epson Stylus TX105, porém o cartucho da tinta preta nunca reconhece sempre dando como vazio. Já tentei de tudo, provavelmente poderia ser algum problema no chip ou na impressora mesmo??? Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  19. oi amigos, tenho um epson tx 220 e trabalho com tinta sublimatica, so que de uns tempos pra cá e constante o aviso de troca de cartucho, faço pouca impressão é aperece o aviso, estou perdendo muito transfer é atrazando o serviço, será que a impressora ja ta chegando o fim da vida ultil ou é o bulkin??? que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mantenha a impressora ligada (dia e noite) - não é necessario desligar , isso vai ajudar

      Excluir
  20. Bom dia tenho a impressora epson L210, aquela luz vermelha começou a piscar mostrando que a tinta estava acabando aí comprei as tintas marca sistem linha recarga inkjet, que serve para Epson, AH minha impressora é de bulk in, coloquei as tintas no bulk in, apertei o botão para recarregar os carttuchos, mais a luz vermelha não para de piscar,fica assim direto,como se dissece que preciso recarregar, o que faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A L210 é com Bulk de fabrica e neste caso aperte não precisa fazer nada, ele vai para sozinho de piscar

      Excluir
  21. Boa Tarde! Tenho impressora epson WF-3012 e está acusando que chegou ao fim a caixa de manutenção. Onde acho este reseter espefico para este fim - resetar a lixeira/tanque/caixa de manutenção? Qual é o procedimento a seguir nestes casos? Grata desde já pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. neste caso você tem que comprar uma caixa de manutenção nova diretamente com a epson ou resetar o chip da mesma com um reseter

      Excluir
  22. tenho uma impressora epson l355 realizei uma recarga e a mesma aponta a gotinha como se a tinta não estivesse presente, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  23. Tenho uma impressora T42WD com o bulk , estou trocando direto a bateria , consigo resetar imprimo algumas folhas e a lâmpada volta a piscar o que pode ser?.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isto não é problema nas pilhas, veja mau contato nos chips

      Excluir
  24. Tenho uma impressora da Epson T50, (bulk + reseter + dispenser) que do nada, a impressora não inicializa, o carro de impressão não sai do lugar, apresenta uma mensagem: "As almofadas de tinta da impressora estão no fim da sua vida útil"), com as luzes de papel e tinta piscando simultaneamente. Pesquisei e baixei o reseter T50, fiz todos os procedimentos de acordo com as instruções até a mensagem final.Liguei a impressora, ela fez menção de funcionar, porem empaquei aqui: (please turn on the printer and click [check] button to check the waste pad counter value)... Aonde vejo esse botão de verificação??? Obrigado!

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma Epson L800. Ela vem com seis cores de fábrica. Comprei porque preciso imprimir com economia, mas com qualidade. Fiquei decepcionada porque a tinta é corante e não é à prova d'água e as imagens borram com facilidade. Fiquei sabendo que poderia ter colocado a tinta pigmentada, que é mais resistente à agua, mas me informaram que agora não dá mais para trocar porque a impressora já recebeu o código das tintas de fábrica e ela não aceitaria a pigmentada. O que posso fazer? As tintas pigmentadas também são econômicas como as tipo corantes? Em caso afirmativo, haveria possibilidade de trocar as tintas de fábrica pela pigmentada? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Inkmixx fornece tinta pigmentada para L800, porém NUNCA misture corante com pigmentada, pois elas reagem e isso danifica a impressora. Para trocar a tinta você deve limpar todo o sistema (deve ser feito por um técnico) e pois colocar a pigmentada.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta, mas como a impressora é nova e está na garantia, no caso de troca de tinta, haveria perda da garantia?

      Excluir
    3. sim.. perde-se a garantia. Outra opção é adquirir uma impressora de fabrica que tenha a tinta pigmentada original.

      Excluir
  26. Boa Noite
    Duvida
    A EPSON TX135 pode ser usada para sublimação ?
    Tenho pouco recurso não posso adquirir uma L355 ou L220 são muito caras

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual quer impressora epson pode usar tinta sublimatica, porem use somente tintas de qualidade e procedência garantidas, pois elas que vão garantir um bom funcionamento de seu equipamento.

      Excluir
  27. Olá, Bom Dia! Tenho uma WF3012 e ela pede para trocar o tanque de manutenção - lixeira! É um absurdo de caro e quando se acha a peça. Onde encontro o Reset com Reseter para esta máquina?

    ResponderExcluir