Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Inkscape: Software de Desenho Vetorial Grátis

Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais (gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo suas coordenadas).


É um software relativamente novo que conta com uma equipe de desenvolvedores com ritmo de trabalho considerado muito rápido. Algumas correntes de analistas tecnológicos consideram que tem potencial para a curto e médio prazo concorrer em pé de igualdade com outros programas de desenho e manipulação vetorial já existentes do mercado, como é o caso do Corel Draw, do Illustrator ou do Adobe Indesign, ambos softwares proprietários.


Imagens vetoriais têm maior aplicação em desenho técnico ou artístico e são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro, em oposição aos formatos bitmap. Os formatos vectoriais ainda não possuem capacidade direta para lidar com captação de fotografias em tempo real.


O Inkscape trabalha nativamente com o formato SVG (Scalable Vectorial Graphics), um formato aberto de imagens vetoriais, nomeadamente, uma subdefinição (DTD) da linguagem XML definido pela W3C. O aplicativo também exporta para o popular formato da Internet PNG e importa vários formatos vectoriais ou bitmap, como por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, CDR, entre outros.

O Inkscape está disponível para download gratuito em várias versões, inclusive portable.


Os sempre desejados cliparts em vetores também são compartilhados livremente no site openclipart.


Um comentário: