A algum tempo apresentamos neste blog o processo de impressão por imersão em água de nome Hidro Dipping, processo que agora também entra na era digital.
O processo de impressão de transferência na água é amplamente utilizado para decorar itens com curvatura e que por isso com difícil acesso pelos processos de gravações planos. Os filmes podem ser aplicados a todos os tipos de substratos, incluindo: plástico, fibra de vidro, madeira, cerâmica e metal. Se o produto pode ser mergulhado em água e pode ser pintado com as técnicas tradicionais, então o processo de impressão hidrográficas pode ser usado.
A origem exata do processo de impressão de transferência de água não é clara. No entanto, o primeiro aparelho para hidrográfica registrado para uma patente nos EUA foi de Motoyasu Nakanishi de Engenharia Kabushiki Kaisha em 26 Jul 1982.
No processo, a parte de substrato a ser gravado é pré-tratada com uma pintura branca para receber a imagem impressa. Uma película gelatinosa, com a imagem gráfica impressa é então lançada sobre a superfície de um tanque de água e um ativador químico é pulverizado sobre o filme para o dissolver e em um líquido em um agente de ligação. A peça é então introduzida no tanque para receber a gravação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário