As bolsas suíças Freitag são: conceituais, icônicas, modernas, sustentáveis, duráveis e únicas, e acima de tudo, puro design! A qualidade e durabilidade dessas bolsas são também de impressionar. Feitas a partir de lona de caminhão, câmaras de ar e cintos de segurança reciclados, nunca haverá duas Freitags iguais! Mundo afora elas são as preferidas dos fashionistas, designers, arquitetos e artistas. Não por menos, a marca, criada em casa pelos irmãos Markus e Daniel Freitag em 1993, quando ainda eram estudantes de design gráfico, já se tornou item de luxo e logo em 2003, recebeu um enorme aval da sua criatividade, ao ter um de seus modelos incluído no acervo permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA.
Além do valor artístico, a Freitag é um daqueles exemplos de empreendedorismo onde pequenas ideias de quintal se tornam multinacionais milionárias. A produção é toda concentrada na Suíça, e comparam essa atitude à produção de um vinho Bordeaux, que feito em outro lugar, ainda que com a mesma uva, não seria um Bordeaux; e evitam investidores que segundo eles poderiam interferir no fluxo das ideias, e preferem que a Freitag continue a crescer de maneira orgânica, sob o olhar minucioso dos dois. Hoje suas bolsas são vendidas em mais de 400 lojas pelo mundo.
Em 1993, Markus e Daniel eram estudantes de design, e dividiam um pequeno apartamento em uma área desvalorizada da cidade de Zurique, à beira da freeway, rota obrigatória para caminhões que transitam entre Alemanha e Itália. Todos os dias, das 5h às 0h, caminhões de todas as cores passavam por ali. Ambos ciclistas, os irmãos contam que precisavam de uma bolsa do tipo carteiro, que fosse durável e principalmente impermeável, para carregar seus livros em dias de chuva. Foi quando viram pela janela, as lonas que protegiam as mercadorias dos caminhões, e a variedade de cores. Fizeram a primeira bolsa costurando uma lona encontrada, e usaram velhas câmaras de ar de suas bicicletas para finalizar as arestas. A bolsa resistente precisava de uma alça tão resistente quanto, e pensaram então em cintos de segurança de carros. O resultado foi um sucesso, e logo começaram a surgir encomendas. As primeiras 700 bolsas foram inteiramente produzidas por eles, em um pequeno apartamento, onde lavavam as lonas na banheira, secavam na cozinha e costuravam na sala.
Hoje, com o crescimento, a empresa conta com um departamento especializado em adquirir a matéria prima reciclável, e o principal fornecedor são as transportadoras. Os irmãos contam que quando sentem falta no estoque de alguma cor especifica eles mandam olheiros para as rodovias fazer o que chamam de truckspoting, e fotografam caminhões para posterior contatos com novos fornecedores.
Além das iniciais bolsas carteiro, a Freitag comercializa hoje bolsas femininas, carteiras, suportes para iPhones e iPads, bolsas de viagem e muito mais. É um produto de uso diário que vai te acompanhar por anos a fio. A marca obviamente chama a atenção pelo processo de produção totalmente baseado no princípio sustentável da reciclagem. O que eles realmente oferecem ao cliente, é individualidade! Além da sensação de exclusividade que esta bolsa proporciona ao usuário, é interessante saber que o material presente ali na sua bolsa, tem uma quilometragem própria, vem de três meios de transportes diferentes, caminhões, carros e bicicletas, e você nunca vai saber por quantos países eles já estiveram.
Os irmãos não investem em marketing convencional, mas investem em embalagens criativas e produzem vídeos interessantíssimos que publicam em seu portal, e se tornam virais na internet, deixando o consumidor fazer a divulgação.
Quais as Lições que devemos tirar com a Freitag:
- Não basta Reciclar: Transforme "Lixo" em Luxo
- Mesmo com o crescimento da Empresa, nunca perca o contato com suas Origens
- Valorize seus Funcionários
Criatividade é a alma do negócio. Que show! Parabéns pela matéria.
ResponderExcluirsim.. já vi estas mochilas pessoalmente, são muito lindas!! fica aqui a dica e a inspiração.
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