Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

RGB, CMYK e Pantone: Identificação e Padronização das cores

Nos que trabalhamos com impressão estamos diariamente envolvidos com as cores. Nesta postagem daremos noções básicas  de como identificar os sistemas de cores mais usados.

Imagine uma pessoa no Japão falando com outra por telefone que está na Alemanha sobre a cor que ela deseja em determinado impresso: "quero um bege claro", certamente não se vai chegar ao resultado pretendido, então fica mais facil falar: "use o Pantone 7220 C" e daí estara tudo certo
Existem inúmeras diferenças sutis na forma como os diferentes equipamentos produzem um determinado espectro de cores. Materiais impressos utilizam o sistema de quatro cores CMYK, enquanto que ecrãs de computador usam o sistema RGB, e o acerto entre os dois pode ser extraordinariamente difícil. Enquanto que o sistema Pantone funciona bastante bem entre equipamentos de diferentes tipos, a transição de ecrã para impressão - a forma como a maioria da publicações são hoje produzidas - ainda é vista por muitos como um ato de tentativa e erro.

RGB

As cores são formadas a partir de pontos (pixels) iluminados ou  luminosos, que se baseiam em três cores:


Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue), mais conhecido como RGB. RGB é o padrão de cores usado em monitores, ou seja, todas as imagens e fotos visualizadas no computador são formadas por pontos de luz que podem ter facilmente 16,7 milhões de combinações de cores diferentes.

Mas na impressão as coisas são bem diferentes, porque as cores são geradas a partir do reflexo da luz sobre pigmentos no papel branco. É por isso que fica quase impossível reproduzir todas as cores que existem na tela do monitor para o papel. Através disso que foi criado um espaço de cor para simular as cores na mídia impressa.


Uma cor no modelo de cores RGB pode ser descrita pela indicação da quantidade de vermelho, verde e azul que contém. Cada uma pode variar entre o mínimo (completamente escuro) e máximo (completamente intenso). Quando todas as cores estão no mínimo, o resultado é preto. Se todas estão no máximo, o resultado é branco.
Uma das representações mais usuais para as cores é a utilização da escala de 0 à 255, bastante encontrada na computação pela conveniência de se guardar cada valor de cor em 1 byte (8 bits). Assim, o vermelho completamente intenso é representado por 255, 0, 0.

  • Branco - RGB(255,255,255)
  • Azul - RGB(0,0,255)
  • Vermelho - RGB(255,0,0)
  • Verde - RGB(0,255,0)
  • Amarelo - RGB(255,255,0)
  • Magenta - RGB(255,0,255)
  • Ciano - RGB(0,255,255)
  • Preto - RGB(0,0,0)

CMYK

É um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas.
CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (blacK). Alguns dizem que a letra K no  final significa Key (Chave em ingles) pois Preto é considerado a cor chave da  industria gráfica. Outros dizem que K foi escrito somente por que a letra B já estava sendo usado no modelo RGB(Blue), então aproveitaram a ultima letra (BlacK).
Embora as cores ciano, magenta e amarelo quando misturadas formem o preto não é utilizado por ser inadequado em determinadas situações, pois onde exista a predominância do preto na imagem, e as três cores juntas podem enrugar o papel (por excesso de líquido) atrasando a secagem e aumentando o custo, sendo bem melhor utilizar tinta preta do que utilizar 100% de cada uma das 3 cores.
Sua utilização é empregada em impressos gráficos, sendo então as cores mais importantes na vida de um Designer Gráfico, onde a tinta (pigmento) é aplicada sobre um suporte ou papel. E as combinações ocorrem de 0% a 100% de cada uma delas.


Veja Abaixo exemplo de separação de cores, o mesmo usado nas impressoras.



PANTONE

Na verdade Pantone é uma empresa e não marca de tinta. Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, a Pantone Inc. é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System” ou PMS), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos. O sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos para se criar novas cores que também permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas e fluorescentes.
Pode-se dizer que o Pantone é um Tabela com mostras de diversas cores com uma numeração específica que serve de referencia para o impressor identificar a cor e “fazer” um cor “pura” a 100%, isto é, uma cor que não é feita por combinação de pigmentos no papel, mas que é aplicada como ela é, e assim alcançando a tonalidade de cor exata e sem variação.
Sendo muito utilizada na impressão gráfica para alcançar a cor exata, seja onde for, principalmente em logotipos onde a cor é muito importante. Porém a utilização do padrão Pantone é bem mais caro que o CMYK.

Exemplo: CORES DE PELE (ESCALA PANTONE)



Nenhum comentário:

Postar um comentário