As cabeças de impressão Piezo empregam qualidade fotográfica com alta
velocidade... mas, em que consistem?
As impressoras de injeção de tinta compõem a imagem mediante a aplicação de pequenas gotas de tinta sobre um meio. Os fabricantes de impressoras usam diferentes mecanismos para empurrar a tinta. Em geral, consegue-se empurrá-la mediante dois sistemas alternativos: um sistema de bolhas ou um sistema Micro Piezo. O sistema de bolhas é baseado na pressão produzida pelas bolhas em ebulição da tinta quente para expulsá-la fora do cartucho. No sistema Micro Piezo, a eletricidade aplicada aos elementos piezo causam distorções físicas neles, que ajudam expulsar a tinta. Num sistema de bolhas (bubble jet), a aplicação de calor exerce uma pressão intensa sobre o aquecedor, a tinta e a cabeça de impressão causando-lhes um rápido deterioro. O desenho Micro Piezo, por sua parte, descansa na força mecânica para conseguir empurrar a tinta. Isto requer uma estrutura muito sofisticada que exige altos níveis de precisão no processo da fabricação. Enquanto ambos sistemas têm suas vantagens e debilidades, selecionou-se o sistema Micro Piezo para as impressoras Epson de injeção de tinta. A razão é simples: A Epson confia que a tecnologia piezo permitirá à companhia superar os limites da imagem de qualidade fotográfica. A Epson fabrica dois tipos de cabeças de impressão de injeção de tinta: uma cabeça de impressão micro-acionadora e uma cabeça de impressão Micro Piezo. A cabeça de impressão micro-acionadora é um desenho original da Epson que usa elementos cerâmicos em camadas. O sistema de alto rendimento Micro Piezo usa as tecnologia de processamento de alta precisão para ganhar exatidão a nível microscópio.
Dez mil micro vibrações por segundo
É colocado um elemento piezo no dorso de cada um dos centos de boquilhas dentro de uma cabeça de impressão Epson. Quando a corrente elétrica é aplicada aos elementos piezo, estes se retorcem, causando uma diferença de pressão dentro da cabeça de impressão empurrando as gotas de tinta para fora. O grau de distorção pode ser regulado por um controle de voltagem mínimo aplicado sobre os elementos piezo. A quantidade de tinta absorvida e logo empurrada para fora das boquilhas pode ser controlada de maneira que a cabeça de impressão pode ejetar gotas de tinta num certo intervalo de tamanhos, que são a chave para criar impressos de qualidade superior. Cada boquilha está equipada com um elemento piezo e cada um deles vibra dez mil vezes por segundo. A cabeça de impressão de uma das novas impressoras de injeção da Epson possui 180 boquilhas por cor, de modo que uma impressora de oito cores possui mais de mil elementos piezo vibrando constantemente.
As partículas insolúveis se dispersam na água. 0,1 um aproximadamente
Existe um erro de percepção amplamente difundido que consiste em considerar um desperdício que uma boquilha esteja vibrando continuamente, mesmo quando não tenha expulsão de tinta; sem dúvida, estas vibrações cumprem um propósito importante. As vibrações são essenciais para manter a tinta nas melhores condições para ser ejetada e são especialmente benéficas para a tinta de pigmento, já que as tintas da Epson são mais densas que as comuns, posto que a densidade é necessária para obter impressões de qualidade fotográfica. Mas também significa que a tinta exposta perto da cabeça de impressão é mais susceptível de tornar-se viscosa. Esta pode tornar-se suficientemente viscosa para impedir a expulsão normal. Para prevenir esta situação aplicam-se suaves vibrações que a mantém em constante agitação sem engatilhar sua expulsão. Somente um elemento piezo pode oferecer o nível de controle necessário para operar com uma voltagem tão fina. As propriedades da tinta de pigmento indicam que o movimento dos elementos piezo, que parecem ser um desperdício, serve efetivamente para condicionar a tinta para que esteja pronta para ser empurrada. Uma caracteristica dos sistemas piezo é que a tinta é expulsa sem necessidade de aplicar calor. Devido que a tinta não esquenta, não tem mecanismos que se deteriorem e devam ser substituídos, assim como tampouco tensão térmica na tinta. Este último fator é especialmente importante para as tintas de pigmento de longa vida da Epson desenvolvidas recentemente. As partículas de pigmento estão recobertas por uma resina que, entre outras coisas, outorga maior brilho. Ao esquentar esta tinta causaria uma degradação na camada de resina, o que impediria aos usuários o benefício de todas as vantagens que esta tem para oferecer. Tintas dye. Tintas de pigmento. Tintas de pigmento com resina. As impressoras de inkjet da Epson trabalham com todas elas e esse é o verdadeiro beneficio do sistema piezo.
Esta é uma tradução de um artigo japonês publicado no “Sankei Web”, o site
web da Sankei Shimbun, em 1 de dezembro de 2003.
|
Pesquisar este blog
domingo, 3 de abril de 2011
Cabeças de Impressão Micro Piezo Epson: empurrar a tinta sem aplicar calor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário