Desde o primeiro Bulk Ink para Sublimação ter sido lançado no Brasil em novembro de 2002 e causar uma revolução no ramo da estamparia digital muitas transformações se deram nestes 10 anos, elevando hoje a gravação com transfer sublimatico a um novo patamar. A evolução não para, e muitas `coisas` antes inimagináveis estão cada dia disponíveis, como: sublimação em plástico e em malha de algodão. Acompanhando esta tendencia a Inkmixx, sempre antenada, esta trazendo a `Prensa à Vácuo` para gravação de objetos curvos, a chamada SUBLIMAÇÃO 3D.
![]() |
máquina para Sublimação 3D |
O que é Sublimação 3D e como funciona?
As prensas térmicas planas são muito eficientes, mas estão limitadas a objetos planos, então como fazer para ampliar a gama de aplicações para objetos curvos? Usando um novo conceito de prensagem onde uma membrana de silicone flexível extremamente resistente se deforma, sob a ação do vácuo, e envolve o objeto a ser gravado em quase sua totalidade, fazendo assim o papel da prensagem (pressão). A sublimação se completa com o calor irradiado por lâmpadas infravermelho, sendo assim possível sublimar em totalidade sobre objetos como: pratos, capas para celulares, canecas, copos, chapas, etc...
Uma dúvida muito comum é em relação aos suprimentos que vamos usar nesta maquina: papel, tinta, fotoprodutos, etc... a resposta é: a princípio não muda nada, o usurário vai utilizar as mesmas tintas/papeis e fotoprodutos, pois esta máquina nada mais é que uma prensa térmica, somente se difere das prensas com placa plana de alumínio pelo fato da pressão aplicada se dar pela pressão atmosférica e o calor ser irradiado. Alguns itens podem se diferenciar, como: usar um filme flexível no lugar do papel e em alguns fotoprodutos (capas de iphone) serem específicos para esta prensa 3D.
Alguns acessório também se fazem necessários para servirem de suporte como é o caso das capas de celulares, copinhos, canecas, etc... que devem ser adquiridos separadamente.
Com ela é possível, por exemplo, transferir 12 canecas de cerâmica em 8 mim, praticamente a metade do tempo das prensas de canecas.